On the Job… Public Relations Manager

A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Hoje estamos com Ana Caetano, Public Relations Manager no Lisbon Marriott Hotel.

Desde 1990 que Ana Caetano trabalha na área das Relações Públicas, na altura no Lisbon Penta Hotel. Licenciada em Gestão Hoteleira e Turismo pela Universidade Internacional de Lisboa, a profissional considera que, para exercer a sua função, a comunicação é uma das principais competências necessárias, assim como a proatividade, resiliência, flexibilidade ou criatividade, entre outras.

Quando e como iniciou este cargo no hotel onde se encontra a trabalhar?

Comecei como Relações Públicas no Lisbon Penta Hotel, em 1990.

Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?

O meu dia-a-dia é intenso porque a minha principal função é organizar e otimizar a relação entre o público e o hotel, com o objetivo de melhorar a experiência desses públicos.

As principais funções são as seguintes:

  • Construir e zelar pela imagem do hotel é a principal missão
  • Representar o hotel publicamente;
  • Detetar as necessidades e expectativas do mercado;
  • Elaborar plano estratégico de comunicação, negociar e estreitar relacionamento com os clientes, imprensa, parcerias, media e até a concorrência
  • Planear ações para a promoção e manutenção da imagem;
  • Produzir conteúdos;
  • Organizar e promover eventos institucionais;
  • Gerir contactos e relacionamentos;
  • Gerir Crises;
  • Lidar com opiniões, comentários e críticas;
  • Redigir Press-Releases;
  • Relacionar-se com a imprensa, media, órgãos públicos entre outros.

Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?

Estou integrada no Departamento de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel. No total são 22 elementos.

Hierarquicamente, a quem tem de responder?

Hierarquicamente respondo à Diana Michell, diretora de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel.

Com que outras áreas/departamentos do hotel tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?

Devido à natureza indispensável do trabalho de PR, atuo em uma série de áreas em praticamente todos os setores produtivos e de serviço, desde empresas, embaixadas, imprensa e organizações governamentais. Inclusive trabalho diretamente com todos os departamentos do Lisbon Marriott Hotel e departamento de comunicação do Grupo Marriott International.

Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?

A comunicação é a habilidade mais importante de todas, mas existem outras competências que são igualmente significativas, algumas das quais são indispensáveis e outras que podem ser um grande diferencial para se destacar no mercado, tais como a liderança, proatividade, resiliência, capacidade de adaptar às mudanças, pensamento estratégico, flexibilidade, criatividade, assertivo, simpático, acessível e prático.

Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?

Licenciatura em Gestão Hoteleira e Turismo na Universidade Internacional de Lisboa.

Que mais-valias traz este cargo para o hotel/grupo hoteleiro onde trabalha?

As RP são uma mais-valia para as empresas porque são uma área que gere grande credibilidade e pode mudar o futuro do negócio.

Os RP têm uma visão holística da empresa, seus valores, serviços e objetivos e conseguem tomar as melhores decisões para a organização. São responsáveis por enviar as mensagens certas de forma ampla e criar narrativas em torno dos produtos e serviços para os lugares e pessoas certas, para construir a reputação de sua marca.

Um trabalho de RP bem feito permite que o público compreenda o que a empresa tem para oferecer e inclusive mude a maneira de como as pessoas pensam da marca.