A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inovou uma vez mais com esta rubrica. On the Job foi o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. A conversa de hoje é com Andrea Trigo, Resort Revenue Manager na Quinta do Lago, um desafio novo que abraçou a 1 de outubro.
A profissional não tem dúvidas de que a capacidade analítica é um elemento essencial para o sucesso da sua função, com o objetivo de maximizar o negócio.
Quando e como iniciou este cargo no grupo hoteleiro onde se encontra a trabalhar?
Iniciei a minha posição como Revenue Manager para o The Magnolia Hotel a 02 de maio de 2018. Contudo, a 01 de outubro 2023, abracei o desafio de ser Resort Revenue Manager para o grupo Quinta do Lago, sendo responsável desde então pelo The Magnolia Hotel, os nove Restaurantes da Quinta do Lago, bem como os três3 campos de golfe do Resort.
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
Os dias de um Revenue Manager são realmente muito ocupados e, como dizemos “never a dull moment”. Muito do nosso tempo é ocupado pela análise de dados, tanto internos como externos. Tudo com o intuito de manter o negócio rentável e maximizado. Como Revenue Manager o meu papel é crucial para maximizar as receitas e garantir o sucesso estratégico do(s) negócio(s). A capacidade analítica acaba por ser uma parte fulcral do meu trabalho, criando e analisando relatórios diários, semanais e mensais para investigar todos os indicadores-chave de performance com o objetivo de avaliar a eficácia das estratégias escolhidas de gestão de receitas, para cada área de negócio.
Trabalho muito em conjunto com os stakeholders de cada área de negócio: o diretor geral das unidades de Alojamento (The Magnolia Hotel e Clube da Quinta), a diretora de F&B da Quinta do Lago, e a direção dos Campos de Golfe. Trabalho igualmente com a equipa de Marketing para alinhar e ajustar estratégias e campanhas promocionais. Bem como a realização de reuniões de revisão e planeamento estratégico para alinhar os objetivos de gestão de receitas bem como as metas gerais de cada negócio. Forneço insights e recomendações para o crescimento da receita no longo prazo.
A minha rotina gira em torno da otimização dos fluxos de receitas, passando por várias análises, seja a procura e pickup de cada área; a análise das tendências de mercado, preços de concorrentes e previsões (forecasting) da procura. Existe a constante necessidade de me manter atualizada sobre os acontecimentos no setor que poderão impactar nossa estratégia e consequentemente a rentabilidade do negócio. A revisão e gerência de inventário e disponibilidades é uma constante para garantir a distribuição ideal nos vários canais de distribuição. A monitorização contínua auxilia depois a otimização de preços com a finalidade de maximizar as receitas de cada área de negócio. Muito do meu tempo é ocupado por “forecasting”, ou seja, previsões de receita precisas com base em dados históricos, tendências de mercado e eventos futuros, para assim possibilitar o ajuste as estratégias com base nas mudanças nas previsões de curto-médio prazo (12 meses).
Como a eficiência de qualquer negócio passa igualmente pela análise dos custos, também analiso a vertente de custos de vendas, comissões, etc., com o objetivo de manter o negócio rentável e eficiente. É realizado regularmente um benchmarking competitivo para identificar oportunidades e ameaças face ao exterior e a concorrência; com o intuito de manter-nos competitivos.
Está integrada ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Lidero uma equipa de oito pessoas.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Reporto ao CEO da Quinta do Lago.
Com que outras áreas/departamentos do grupo hoteleiro tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?
Como informado acima trabalho muito em conjunto com as equipas de cada área de negócio: Direção de Alojamentos, Direção de F&B, Direção de Golfe e Marketing para o grupo Quinta do Lago.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Pensamento estratégico e analítico, habilidade para resolver problemas para poder ajustar estratégias, conhecimento financeiro, boa capacidade de comunicação e negociação
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
Fiz varias formações de Revenue management, ecommerce, sales and marketing para poder ajudar na função
Que mais-valias traz este cargo para o grupo hoteleiro onde trabalha?
A área de Revenue management sem duvida ajuda não só a gerenciar e aumentar as fontes de receita dos negócios, mas passa muito pelo impulsionamento da lucratividade e eficiência dos mesmos.