A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Estamos hoje à conversa com Hugo Pedroso Lopes, Security and Loss Prevention Manager no W Algarve, dos W Hotels.
Hugo Pedroso Lopes está no W Algarve desde 2022, em fase de pré-abertura. E não tem dúvidas de que o departamento que lidera desde então apenas pode ter sucesso se todos os outros estiverem igualmente envolvidos e comprometidos. Comunicação, trabalho de equipa, integridade e disciplina são as competências que considera fulcrais para exercer a sua função.
Quando e como iniciou este cargo no hotel/grupo hoteleiro onde se encontra a trabalhar?
Abracei o desafio do W Algarve no dia 22 de fevereiro de 2022, ainda em época de pré-abertura. Aliás, quando cheguei ainda existiam trabalhos de construção a decorrer e começávamos a sentir a energia positiva que já existia de estarmos ansiosos para abrir a nossa nova propriedade!
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
O meu dia no hotel começa regularmente pelas oito da manhã. É vital para mim chegar cedo junto da equipa, reunir o máximo de informações possíveis antes da reunião matinal de departamentos. É uma forma também de acompanhar a minha equipa nos seus desafios e encontrarmos, em conjunto, os melhores caminhos e processos a retificar.
Após a reunião departamental, faço um périplo pela propriedade. Falar e cumprimentar os nossos Talentos e os nossos hóspedes, e fazer uma verificação sumária da nossa propriedade, permite que estes laços entre a nossa equipa, os nossos hóspedes e os nossos Talentos estejam sempre fortalecidos.
O restante dia é passado a promover e manter a Segurança em todas as suas várias vertentes, na nossa propriedade, na gestão da minha equipa, criando processos de forma a garantir e atingir os objetivos, cumprindo a Legislação Nacional e os Standards Marriott International.
Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Lidero atualmente uma fantástica equipa de 21 vigilantes, distribuídos por um supervisor de equipa, cinco centralistas e 15 operacionais para o controle de acessos e operações de resort.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Tenho o privilégio de responder hierarquicamente ao nosso diretor geral, Cajetan Araújo, com o qual tenho uma fantástica relação e ambos entendemos a segurança da mesma forma, o que obviamente vem trazer uma dose extra de motivação.
Com que outras áreas/departamentos do hotel/grupo hoteleiro tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?
O meu departamento só pode ter sucesso, quando todos os departamentos do nosso Hotel estão envolvidos e comprometidos da mesma forma. A segurança começa em cada um de nós, seja no nosso local de trabalho, em nossa casa ou quando vamos a conduzir. Como tal, trabalhamos para todos, mas principalmente com todos! Parte da formação de acolhimento dos novos Talentos é precisamente no Security & Safety e, nessa formação, partilho as melhores práticas que cada um deve ter no seu dia-a-dia. Partilhamos também uma dica diária de segurança com todos os Talentos, que deve ser lida nas reuniões diárias de departamentos. Assim direcionamos para a consistência, juntamente com os treinos e simulacros.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Considero que as competências de comunicação são de extrema importância. Trabalhamos com pessoas e para pessoas, e se não tivermos esta competência desenvolvida, algumas dificuldades podem cruzar-se no caminho.
A gestão e o trabalho em equipa, esta capacidade de liderar um grupo de forma a levar a atingir os objetivos é fundamental.
Integridade é uma das competências ou valores que é inegociável no cargo que desempenho. Temos de ser um exemplo a seguir e incorruptiveis.
E talvez o mais importante de todos, a Disciplina! Essa capacidade de se adaptar às regras e não desistir nem perder a necessidade de realização. Ser sempre perseverante!
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
Do ponto de vista legal, a formação específica que me qualifica para esta função é a Pós-Graduação em Direção e Gestão de Segurança pela Universidade Autónoma de Lisboa.
Mas não obstante a importância desta formação, não apenas do ponto de vista legal, mas também pela aprendizagem e no caso particular da UAL, pelo corpo docente de enorme qualidade, por si só não é suficiente para “criar” um diretor ou gestor de segurança.
No meu caso, dividi a minha formação pela área legal, económico – financeira, geopolítica e geoestratégia, segurança e defesa, neurolinguística, além de todas as outras formações relacionadas com Security, Safety e intelligence.
Que mais-valias traz este cargo para o hotel/ grupo hoteleiro onde trabalha?
A Marriott International faz um grande investimento na segurança dos seus hóspedes, dos seus associados e das suas propriedades. Citando o nosso Chairman e presidente J.W. Marriott Jr. “All hazards are controllable” e isso é o mote para a importância que o grupo dá ao departamento de Security & Safety. Os nossos hóspedes, quando nos visitam, sabem que estão tranquilos porque existe um departamento a trabalhar 24/7 que está pronto a responder a qualquer evento, de forma rápida e eficaz.
É aqui que apostamos e somos diferenciadores, estamos preparados para o socorro mais pronto, até ao evento terrorista, e por termos capacidade de desenvolvimento interno de soluções de segurança, como fizemos no final do ano passado ao desenvolver um sistema de alarme interno em caso de evacuação, que nos torna únicos.
Queremos acreditar que no momento de fechar um contrato com alguns grupos, estas questões podem fazer a diferença e assim ajudamos a gerar receita para a propriedade.