#OpenUpToEurope: “Campanha vai mostrar Europa como uma das melhores regiões para férias”

A European Travel Comission (ETC) lançou hoje a nova campanha europeia #OpenUpToEurope, numa altura em que é fundamental estimular as viagens. Isso mesmo afirmou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e da ETC, que explicou que esta campanha surge precisamente para “mostrar a Europa como uma das melhores regiões para férias e como o destino mais competitivo do mundo”. A campanha é apresentada numa altura em que decorre, até amanhã, a 101ª Assembleia Geral da ETC que, este ano, se realizou no Algarve com o objetivo de debater o presente e o futuro do turismo europeu.

Luís Araújo lembrou que neste momento há bons sinais e uma “luz maior ao fundo do túnel”, nomeadamente com o desenrolar da vacinação, a implementação de novos testes e as novas recomendações da Comissão Europeia relativamente à retoma das viagens. Mas alertou que “temos de ser rápidos” e que este é o momento de “retomar a mobilidade”. E recordou que é necessário haver transparência nas regras, numa altura em que a prioridade é preparar o futuro. “Precisamos de coordenação, de restrições equilibradas, de comunicação clara para reconquistar a confiança dos consumidores”, sublinhou.

“A procura está aí”
Eduardo Santander, diretor executivo da ETC, explicou que a campanha resulta do envolvimento de mais de 30 destinos e marcas turísticas que se juntaram, e é cofinanciada pela União Europeia. O investimento estimado é de 1,5 milhões de euros, numa mistura de fundos europeus e de capital dos mais de 30 parceiros.

O Reino Unido e a Alemanha são os primeiros mercados onde a campanha vai ser lançada, a partir de meados de junho. Prolonga-se, depois, por outros mercados durante todo o verão e espera-se que atinja 26 milhões de potenciais viajantes em toda a Europa.

O objetivo é incentivar as viagens responsáveis na Europa este verão, com base em milhares de pesquisas.

Um estudo recente da ETC indica que 54% dos europeus querem viajar até final de julho e 41% desejam viajar para outro país europeu, enquanto 35% querem viajar dentro dos seus próprios países. 65% sentir-se-iam mais seguros e tranquilos se os destinos implementassem protocolos de segurança e saúde. Um em cada três inquiridos acredita que o período entre maio e julho seria o mais viável para a sua próxima viagem.

O que significa isso? Que “a procura está aí” e que as pessoas estão desejosas de viajar, precisando apenas de um “empurrão”. Por isso a ETC pretende reforçar a confiança dos consumidores com esta campanha de grande escala que vai incentivar os europeus a explorar a Europa de uma maneira segura mas entusiasmante.

Eduardo Santander aproveitou para pedir à União Europeia a rápida implementação do Certificado Covid-19 e o seguimento das recomendações da Comissão Europeia. “Sem este certificado não vamos conseguir retomar o turismo”, diz. Aos Estados-membros da UE, o responsável deixou a mensagem de que o certificado deve ser introduzido a tempo, pedindo ainda que acabem com as quarentenas e adotem uma abordagem harmonizada e coordenada.

A nova campanha europeia estará em vigor até setembro e pretende passar a mensagem de que a Europa está aberta ao turismo e que os viajantes devem estar recetivos a uma nova forma de viajar, com maior responsabilidade.