Operadores de referência do MARL aderem ao comércio eletrónico

Alguns dos operadores de referência do Mercado Abastecedor de Lisboa aderiram já às plataformas de comércio eletrónico “mercachefe.pt” e “buyinportugal.pt”, geridas pela Buyin.PT, SA.

A “mercachefe.pt” é um “marketplace” em contexto global, com um modelo de negócio “B2B” (empresa a empresa) que pretende conectar os vendedores dos mercados abastecedores aos compradores profissionais do Canal HoReCa e a retalhistas alimentares. Por seu turno, a “buyinportugal.pt” é um “marketplace B2B” para as empresas exportadoras portuguesas, ou seja, para uso dos compradores internacionais.

De acordo com Ricardo Wallis, CEO da “Buyin.PT, SA”, entre os clientes do MARL que formalizaram a sua adesão a estas plataformas digitais estão, por exemplo, a “Eporifrutas”, a “Frutorbel”, a “FruFresh” ou a “Joia do Campo”, no setor das frutas e legumes; a “Rota Grega”, no setor do pescado; ou o “Bistrô da Bekas”, uma “startup” incubada pela “Loures Inova”.

As duas plataformas eletrónicas permitem que os compradores profissionais de todo o mundo possam efetuar os seus negócios 24 horas/7 dias por semana junto dos operadores do MARL, bem como, a breve prazo, junto de operadores de qualquer outro mercados português gerido pela “SIMAB, SA”, tal como decorre do protocolo estabelecido entre as duas entidades.

Várias opções de procura, pagamento garantido

Os utilizadores/compradores profissionais têm nestas plataformas várias opções de procura: através do perfil do vendedor; por palavras-chave; por categoria ou subcategoria de produto; pelos fornecedores habituais; por promoção, clicando nos respetivos “banners”; dispondo de listas de compras; de produtos favoritos; ou por re-encomenda.

Através do “mercachefe.pt”, os vendedores podem oferecer várias soluções de entrega, desde o levantamento da encomenda no MARL, ao uso de viatura própria, ou o uso das transportadoras do “marketplace”.

Antes do interessado finalizar a compra pode visualizar as várias transportadoras do “marketplace”, sejam para transporte refrigerado ou não, os respetivos preços e o tempo de entrega, sendo que a logística compartilhada e as tarifas resultam de uma parceria com diversos operadores do MARL.

Uma outra característica inovadora é a prestação de um serviço de pagamento: as transações são seguras, a cobrança é efetuada através do serviço Multibanco pela “Buyin.pt, SA”, ou por transferência bancária, no caso de o comprador se encontrar no estrangeiro; o processo de pagamento é efetuado semanalmente aos vendedores do MARL.

“Passo importante do MARL no e-commerce”

Rui Paulo Figueiredo, CEO do Grupo SIMAB, lembra que a adesão a estes suportes eletrónicos corresponde a um passo importante no processo de digitalização dos operadores do MARL, sendo a capacidade de comprar “on-line” um serviço digital acrescido para os atuais clientes, abrindo a oferta do MARL a uma nova clientela em Portugal, mas igualmente em todo o mundo.

Ricardo Wallis sublinha igualmente inúmeras vantagens desta parceria: a permanente disponibilidade do incomparável “stock” de produtos alimentares dos operadores do MARL; uma organização logística bem estruturada para todos os tipos de expedição, seja para clientes em Portugal ou para exportação; e a experiência acumulada de décadas dedicadas ao comércio.

Wallis aproveita para sensibilizar os operadores dos mercados portugueses a aderir a estas plataformas.