Operadores reforçam investimentos ao nível da tecnologia em 2016

Para além do reforço da oferta e na aposta em novos destinos, os operadores investirão também, ao longo de 2016, na área tecnológica. Em entrevista à Ambitur, Nuno Mateus, diretor geral da Solférias afirma que este será um ano “de grande aposta em termos tecnológicos” no seio do operador e no qual será lançado ao mercado um novo site. “Demos o primeiro grande passo o ano passado, em que fizemos algumas alterações ao backoffice no nosso online. Neste momento, estamos a fazer integrações, que deverão estar concluídas até finais de fevereiro. A partir daí vamos arrancar com um novo site e algumas novidades”, explicou. Já a estratégia da Travelpan ao nível da tecnologia para este ano passa , segundo Fernando Brandés por “consolidar todas as alterações feitas no site www.travelplan.pt no ano 2015, com especial destaque ao gestor de conteúdos, onde apresentamos cada vez mais informação útil ao agente de viagens tanto na descrição dos produtos como de informações úteis do destino (clima , gastronomia, etc etc)”.

Na Soltrópico, o grande destaque, afirma Nuno Anjos, diretor comercial do operador, é o lançamento das brochuras virtuais, “elaboradas a partir do website e cujo o conceito se baseia no dinamismo, na informação sempre atualizada e tailor-made e no envio rápido por email”. Segundo o responsável, “a brochura sai sempre personalizada com o logótipo da agência de viagens, assim como informação básica e dicas úteis sobre o destino. Esta inovação dá uma ferramenta às agências de viagem para começarem a explorar o marketing digital e posicionarem-se de outra forma no online, num mercado cada vez mais concorrencial”. Esta é uma ferramenta que permite, assim, que o agente de viagens “esteja em contacto com o cliente de uma forma dinâmica e personalizada, não só numa venda única, mas continuamente”.

No decorrer de 2016, a Nortravel dará “continuidade à aposta que fez em 2015 para aplicações mobile”. Já na Jolidey, o destaque vai para a “possibilidade de realizar uma cotação em modo, brochura on-line”. O You Tou operator, afirma Miguel Barradas, disponibilizará “pacotes dinâmicos para reserva de avião+hotel+serviços”. Daniel Marchante, diretor executivo da Lusanova destaca o lançamento no site do operador de “uma plataforma de reservas online, com acesso exclusivo para agências de viagens, onde podem ser reservados Cruzeiros, Circuitos Europeus, Cidades do Mundo ( city breaks), Grandes Destinos, Circuitos Ibéricos e Hotéis”.

Por último, haverá também novidades no Viajar Tours. De acordo com Eduardo Almeida, o operador turístico passa a disponibilizar, este ano, “grande parte da programação regular com reserva online, potenciando todos os últimos avanços que o nosso sistema teve nos últimos meses. Além deste fator muito importante, apresentamos melhorias no nosso sistema de reservas de hotel, onde passamos a disponibilizar um leque mais alargado de fornecedores e contratação própria, com uma fluidez de reserva melhorada”.