Opinião: “A tecnologia como mecanismo para reduzir o impacto ambiental das viagens empresariais”

Por Carlos Martínez, CEO Consultia Business Travel

Nos dias de hoje, o impacto ambiental das empresas tornou-se uma das preocupações principais das organizações. As empresas começaram a concentrar a sua atenção em contribuir proactivamente para um mundo mais equitativo e sustentável. De facto, o consumo consciente no setor das viagens empresariais e de negócios tornou-se um fator importante e as empresas preocupam-se cada vez mais em implementar políticas ambientais que neutralizem o seu impacto.

Após a crise pandémica, as viagens empresariais estão de volta ao calendário das empresas, com uma nova prioridade: torná-las sustentáveis. Devido à importância do fenómeno da globalização, acelerado pelas tecnologias de informação, as viagens corporativas tornaram-se uma necessidade. Para muitas empresas, deixar de viajar não é uma opção, o papel das viagens de negócios tornou-se um fator decisivo para o crescimento dos negócios das empresas. De acordo com o Observatório de Viagens de Negócios conduzido pela GEBTA, as viagens de negócios apresentam uma estimativa de final de ano de cerca de 78% em comparação com 2019, o que confirma a tendência positiva das viagens de negócios.

Assim, atualmente, para os diretores gerais das empresas é prioritário contemplar a sustentabilidade na política de viagens. E em geral, no setor das viagens de negócios, proteger o planeta é uma preocupação partilhada pelos consumidores e fornecedores. Isto reflete-se no relatório da Global Business Travel Association (GBTA), “The State of Sustainability in the Global Business Travel Industry 2022”, que confirma que 89% dos executivos que responderam em todo o mundo consideram que a sustentabilidade já é uma prioridade na sua empresa, o que leva o setor das viagens corporativas a facilitar a ligação e a realização de viagens ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental. O estudo GBTA revela, ainda, que 88% da indústria global de viagens de negócios considera que a luta contra as alterações climáticas é uma área de ação prioritária número um, com uma forte conduta sobre a primazia da descarbonização no setor das viagens de negócios. Assim, novas exigências e transformações começam a surgir na indústria de gestão de viagens corporativas com a aceleração da digitalização em todos os processos empresariais, uma circunstância à qual o setor de gestão de viagens não tem sido poupada.

Devido à atual mudança na cultura das viagens de negócios, marcada por uma maior facilidade no seguimento e rastreio de dados e pela harmonização das normas, a utilização de mecanismos de digitalização e automatização nos processos de gestão de viagens de negócios resulta, principalmente, como prioridade na transição para a sustentabilidade.

Para onde se deve dirigir o setor das viagens corporativas, de forma a neutralizar o impacto ambiental das empresas?

Sem dúvida, para uma gestão de viagens de negócios alinhada a funcionalidades digitais que disponibilizam soluções sustentáveis que correspondem aos interesses e políticas empresariais de cada organização, permitindo minimizar o impacto ambiental das suas viagens de negócios.

Durante a pandemia, muitos empresários expressaram as suas preocupações e necessidades na gestão das viagens de negócios: não monitorizavam os custos das viagens da empresa, detalhadamente, ou não conheciam o impacto de realizar viagens de negócios em função dos objetivos, nem que viagens deveriam ser priorizadas, o que provocou perdas nos seus resultados. A ausência de ferramentas digitais para registar e acompanhar todos os dados impediu-os de orientar a tomada de decisões favoráveis em tempo real.

Sem uma ferramenta de análise, não foram capazes de avaliar as consequências do impacto de diminuição das viagens de negócios nos seus objetivos. Foi assim que surgiu a plataforma tecnológica Destinux, como solução para as necessidades dos empresários do setor, que manifestaram todas estas deficiências na gestão das suas viagens empresariais.

Destinux é o SaaS para a gestão integral e humana das viagens de negócios, o que permite às empresas realizar a gestão desde a reserva até à declaração de rendimentos. A tecnologia desenvolvida pela Consultia Business Travel, evolui rapidamente de acordo com as necessidades dos seus clientes corporativos e responde às novas exigências do setor das viagens de negócios.

Nesta linha, a nova funcionalidade Destinux Green foi desenvolvida para satisfazer e responder às necessidades ecológicas das empresas, através da digitalização e automatização dos processos envolvidos na gestão de viagens. Destinux Green calcula as emissões de CO2 produzidas pelas viagens corporativas, fornece às empresas um relatório das emissões geradas durante um ano e permite-lhes compensar a sua pegada de carbono de forma certificada com projetos de descarbonização ambiental. O sistema utiliza tecnologia de blockchain, que garante o impacto real das atividades de compensação de carbono. O cliente escolhe o projeto e o custo que pretende assumir, assegurando a transparência ao longo de todo o processo de compensação de emissões de carbono.

Além disso, o sistema permite às empresas cumprir as políticas de digitalização e implementar políticas de compras baseadas na sustentabilidade, tais como adquirir fornecedores mais sustentáveis. Trata-se de ganhar eficiência e tornar as viagens empresariais mais ecológicas, alinhando o orçamento de viagens de negócios aos objetivos da empresa e monitorizando todos os dados em tempo real para tomar as melhores decisões.

A consciência da redução do impacto ambiental está a evoluir na indústria e as empresas precisam de digitalizar os seus processos para se tornarem mais eficientes e apresentar ferramentas que lhes permitam ter uma visão mais estratégica sobre o que está a acontecer na sua empresa com alternativas e soluções sustentáveis.