Opinião by Isabel Rebelo: E depois da Crise?

Isabel Rebelo, proprietária do Torre de Palma Wine Hotel*

“Não tenhamos dúvidas: o mundo está a mudar, e com ele o comportamento das pessoas. Este tempo que vivemos tem despertado em todos nós uma maior valorização daquilo que tantas vezes demos por adquirido.

Em primeiro lugar, o inquestionável frágil valor da vida humana e com isso as coisas mais simples da vida como são o ar que respiramos, a água, a natureza. Neste contexto, o tema da sustentabilidade vai ser cada vez mais tido em conta na tomada de decisões de consumo responsáveis. O consumidor, o viajante, o cidadão tem cada vez mais meios e canais digitais para se informar e, por isso, a pesquisa e investigação antes de uma decisão de consumo será mais extensa e detalhada. Daí a elevada necessidade de comunicar aos clientes as ações de gestão para a sustentabilidade ambiental, social e económica.

No contexto nacional já se está a promover uma maior consciencialização para o consumo de produtos nacionais que levam a uma tão necessária sustentabilidade social e local, claramente evidenciada nesta crise global.

No sector do turismo, em particular, muito irá mudar. O turismo de massas já não será o mais privilegiado pelos consumidores. As experiências exclusivas com ligação próxima às comunidades locais e aos produtos autóctones passam a ganhar mais visibilidade. Na hotelaria, a qualidade do Housekeeping passará a ser uma ferramenta de marketing. A higiene e a segurança serão ainda mais um factor fundamental para a escolha do consumidor. Para sobreviver a esta crise será necessário questionar o paradigma, reinventar os serviços de hotelaria e ajustar comportamentos tendo como meta a segurança e a saúde no melhor serviço ao cliente”.

* A opinião foi solicitada por Ambitur.pt no âmbito de um conjunto de artigos que estamos a elaborar com empresários e responsáveis do setor sobre a atual situação que o país/mundo vive no âmbito do Covid-19.