Opinião by Mafalda Bravo: E depois da crise?

Opinião by Mafalda Bravo: E depois da crise?

Categoria Advisor, Opinião

Por Mafalda Bravo, Country Manager Portugal Ávoris*

“Penso que o mundo seguramente será diferente. O facto de termos tido as nossas vidas em suspenso durante semanas, far-nos-á valorizar mais a Família, os Amigos e as pequenas coisas.

É também um momento de contenção e necessidade de grande criatividade.

Em Crise se tirarmos o S fica Crie, é isso que temos de fazer CRIAR: Confiança, segurança, comunicação e apoio ao Cliente e n/Colaboradores.

Podemos pensar em dois momentos no futuro:

1. Antes de uma vacina da Covid-19 temos que obedecer a um número de regras de segurança e higienização, em todos os locais.

Os destinos onde houver menos incidência da Covid -19 serão privilegiados. Assim, mais uma vez estamos em vantagem!

Viajar irá implicar uma preparação mais cuidadosa da parte dos cidadãos, mas também uma garantia total de segurança por parte das entidades e locais por onde um passageiro circula: dos aeroportos, aos aviões, aos países de destino.

Estou segura que todas as empresas que operam na área de turismo irão oferecer os serviços, os materiais e a informação necessária para o cidadão ter confiança.

Por exemplo, a partir do verão de 2006 passou a ser proibido transportar líquidos na bagagem de mão em viagens aéreas, a passagem pelos scanners dos aeroportos passou a ser imposta, obrigando os passageiros a tirar sapatos e cintos, ações incómodas que hoje em dia já entraram no nosso quotidiano e que seriam impensáveis antes das ameaças das bombas.

Em 2020 outras medidas serão implementadas, e na minha opinião, todos se adaptarão sem dificuldade.

Por outro lado, as agências de viagens, os operadores turísticos e as companhias aéreas encontram-se sem atividade, os custos empresariais e humanos são elevados, os colaboradores encontram-se em situação de lay-off e sem atividade numa empresa que não tem receitas.

É aqui que os Governos e a UE têm de atuar. Para existir uma retoma da economia terá que haver apoios muito concretos para todos da área do Turismo.

Sabendo que este segmento é um dos que contribui fortemente na n/economia, agora seria o timing para o reconhecer com empréstimos a fundo perdido!!

2. Após uma vacina da Covid-19: Algumas medidas de segurança serão provavelmente suspensas, mas muitos dos cuidados a ter vão permanecer interiorizados por cada um de nós e agiremos de forma natural.

Esta 3.ª guerra mundial silenciosa e implacável que chegou a todos os recantos do planeta vai trazer sabedoria ao ser humano, pois está a obrigar a desenvolvimentos científicos muito acelerados, o que numa época de paz não aconteceriam.

Acreditando na competência das entidades de pesquisa para combater este virus, será ganha!

Quanto à economia, será um crescimento em V de todas as atividades económicas, e a necessidade do ser Humano do aproveitamento total de tudo o que gosta e gostaria de fazer!

Viver viver e viver!!”

* A opinião foi solicitada por Ambitur.pt no âmbito de um conjunto de artigos que estamos a elaborar com empresários e responsáveis do setor sobre a atual situação que o país/mundo vive no âmbito da Covid-19.