Opinião by Paula Oliveira: E depois da crise?

Opinião by Paula Oliveira: E depois da crise?

Categoria Advisor, Opinião

Por Paula Oliveira, diretora executiva do Turismo de Lisboa*

“Quando o que estiver para vir chegar, não vamos estar seguros de que estamos preparados. Não vamos estar confiantes de que a realidade que sempre conhecemos e que dominávamos mais ou menos bem, é a que chega apesar do pior aspecto que carregará por ter estado enclausurada por uns tempos.

Quando o que estiver para vir chegar, teremos várias vezes aquela sensação de impotência e de fracasso e vamos lamentar, em algumas ocasiões, não termos sido ou mais prudentes ou menos exagerados, ou até menos ingénuos numa ou noutra coisa. E vamos lamentar não termos tido o poder de adivinhar ou pressentir que o mundo, uma e outra vez, muda de rumo ora por isto, ora por aquilo, ora por tudo e por nada e até por caprichos da natureza.

Mas há uma coisa que a Humanidade nunca perderá: o seu instinto de sobrevivência, a sua enorme resiliência, o seu fantástico poder de adaptação e imaginação, a sua inteligência e a magnifica capacidade de contornar todos os obstáculos. Seja o que for que estiver para chegar , não será nada que não consigamos ultrapassar com ainda mais experiência, sabedoria e, acima de tudo, bom senso.

Certamente que vão ter que haver alterações, algumas significativas, no sistema global em que vivemos. Afinal de contas, ficámos todos a saber duma forma dura, que as sociedades não são suficientemente sólidas, inabaláveis e invioláveis como sempre imaginámos que fossem e que somos muito mais vulneráveis do que pensamos”.

* A opinião foi solicitada por Ambitur.pt no âmbito de um conjunto de artigos que estamos a elaborar com empresários e responsáveis do setor sobre a atual situação que o país/mundo vive no âmbito da Covid-19.