Opinião: “Como a tecnologia de gestão hoteleira pode acelerar a sustentabilidade”

Por Maria Gouveia, Market Head da RoomRaccoon Portugal

O consumo consciente já não é só uma tendência. Na verdade, tornou-se um fator de peso no processo de tomada de decisão do consumidor e o setor de viagens não é exceção.

De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis de 2022 da Booking.com, os viajantes estão mais comprometidos do que nunca em viajar de forma consciente, com 63% dos participantes a manifestar interesse em fazê-lo de forma mais sustentável no próximo ano (aumento de 10% em relação a 2021).

De painéis solares à redução do consumo de água, são muitas as iniciativas que os hotéis podem adotar para reduzir o seu impacto no meio ambiente. No entanto, estes projetos podem ter custos significativos e exigir um planeamento extensivo. A tecnologia de gestão hoteleira é uma solução fácil de implementar e que representa um impacto imediato na redução da pegada de carbono.

Veja como:

Reduza o desperdício de papel com um PMS

Um sistema de gestão de propriedades, também conhecido como PMS, elimina o trabalho pesado da gestão de hotéis, ao automatizar grande parte das operações rotineiras do hotel para aumentar a eficiência.

Com um PMS, os hoteleiros não precisam de manter arquivos em papel das reservas de hóspedes, tarefas de limpeza ou mesmo da faturação. Na verdade, ao digitalizar as operações, este software elimina completamente a necessidade de papel no seu hotel.

Com o check-in online, os hóspedes não precisam de imprimir as confirmações em papel ou preencher longos formulários na receção. Em vez disso, todos os dados são recolhidos digitalmente e armazenados com segurança no PMS para análise da equipa.

Reduza o desperdício de plástico com estadias sem chave

Os cartões-chave de plástico são desnecessários hoje em dia. Acabam muitas vezes perdidos ou esquecidos, são uma dor de cabeça logística, custam dinheiro e podem comprometer a segurança dos hóspedes.

De acordo com um estudo, a produção global de cartões-chave em plástico atingiu os 73,1 bilhões de cartões em 2020. Embora os cartões-chave sejam apenas uma parte do total de cartões plásticos produzidos, ainda representam uma quantidade significativa de resíduos desnecessários.

Investir numa solução de entrada sem chave com tecnologia Bluetooth permite que os hóspedes acedam aos seus quartos com os seus dispositivos móveis. Estas integrações exigem geralmente que os hóspedes façam o download de uma aplicação que podem usar durante a estadia.

Ao substituir os cartões-chave pela tecnologia de chave digital, a Hilton Hotels poupou 40 toneladas de plástico.

Reduza o consumo de energia com a tecnologia cloud-based

Ao longo das últimas duas décadas, o setor hoteleiro tem assistido a um crescimento exponencial no domínio da tecnologia.

Anteriormente, ter servidores no local era a norma. No entanto, estes sistemas eram muito caros, exigiam uma infraestrutura abrangente, servidores locais e licenças para cada utilizador.

Graças à tecnologia cloud-based, os hotéis podem deixar de ter servidores locais. Além desta tecnologia ser muito mais económica com modelos de preços que têm por base uma subscrição, as soluções cloud-based exigem apenas um browser e ligação à internet, o que permite reduzir drasticamente o consumo de energia.

Crie um local de trabalho sustentável para a sua equipa

A sustentabilidade está relacionada com a poupança de recursos, o que também se aplica quando se trata de recursos humanos.

Um sistema de gestão hoteleira tudo-em-um agiliza as operações e automatiza os processos. Isto garante que a energia e o tempo dos funcionários sejam utilizados com maior eficiência, em vez de em tarefas manuais e repetitivas.

Uma mudança para a sustentabilidade é inevitável. Se pretende que o seu alojamento prospere num mundo centrado no clima, esta é a altura ideal de adotar sistemas e processos que o ajudem a alcançar práticas sustentáveis.