1

Opinião: “Como a tecnologia está a ajudar os hotéis em Portugal a reduzir custos após a pandemia”

Por Maria Gouveia, Market Head RoomRaccoon Portugal

Dizer que a pandemia do COVID-19 afetou a indústria hoteleira é um enorme eufemismo. E embora a ocupação hoteleira em Portugal seja significativamente maior do que em 2020 e 2021, os hoteleiros continuam cautelosos com os seus orçamentos e a procurar iniciativas de redução de custos para estabilizar as suas operações e otimizar os seus resultados.

Investir em tecnologia de gestão hoteleira é apenas uma maneira de reduzir custos significativos, uma vez que lhe permite aumentar a eficiência, otimizar a experiência do hóspede e aumentar a receita gerada. Ao recorrer a sistemas na cloud e a modelos de preços praticados por empresas que oferecem software como um serviço (SaaS), atualizar o seu sistema é muito mais simples. Além disso, vem permitir que hotéis com orçamentos mais limitados permaneçam relevantes num mercado cada vez mais competitivo.

Se o seu software atual não estiver a gerar um ROI (return on investment) positivo, talvez seja hora de encontrar uma solução que melhor vá de encontro às suas necessidades e orçamento. Aqui estão três maneiras pelas quais um sistema de gestão de hotéis de última geração pode ajudar os alojamentos a reduzir custos e aumentar receitas:

  • Automatizar pode ajudar a aumentar a eficiência

A automação permite que os hoteleiros façam uma gestão dos seus negócios com menos recursos e orçamentos reduzidos. Um sistema de gestão de hotéis completo atua como um painel de controlo central que coordena vários serviços e softwares. Não só automatiza as operações do alojamento, como melhora a experiência do hóspede. É como ter um funcionário extra por uma fração do preço!

Os melhores sistemas de gestão hoteleira oferecem uma gama de ferramentas como gestão de reservas, gestão de canais, check-ins online, comunicação com os hóspedes, gestão de receitas, contabilidade e muito mais. O sistema ajuda a aumentar a produtividade reduzindo tarefas administrativas repetitivas e demoradas, o que permite à equipa concentrar-se em melhorar a experiência do hóspede e gerar mais receitas.

  • Reduza as pesadas comissões a OTAs com um motor de reservas inteligente para o seu website

Obter reservas diretas é sempre melhor. Para hotéis que pretendem reduzir as comissões a pagar às OTAs e receber mais reservas diretas através dos seus websites, é importante escolher um sistema de gestão de hotel que inclua um de motor de reservas que possa integrar com o próprio website do hotel. Com base nos dados de desempenho do RoomRacccoon, os hotéis podem conseguir até 43% mais reservas diretas com um motor de reservas inteligente – tudo sem comissões!

Isto não quer dizer que as OTAs não desempenham um papel na estratégia de vendas de um hotel. Uma pesquisa efetuada pela Expedia revelou que 65% dos viajantes reservam diretamente com um alojamento após descobri-la numa OTA. Para atrair os hóspedes a reservar diretamente, os hotéis devem considerar motores de reserva com funcionalidades inteligentes, como ofertas de pacotes especiais e códigos de desconto apenas para reservas diretas.

  • Reduza no-shows, fraudes com cartões e devoluções através de pagamentos integrados

Sabendo que é preciso muito trabalho para levar os seus potenciais clientes ao momento da reserva, a última coisa que se pretende é que algo corra mal e se perca uma potencial venda. O uso de um Sistema de Gestão Hoteleira com uma solução de pagamento integrada pode poupar dinheiro aos hotéis e otimizar o processo de reserva, reduzindo no-shows e diminuindo o risco de fraudes e devoluções.

Outro benefício de utilizar uma solução de pagamento integrada é que os hotéis podem processar pagamentos com 3D Secure e tokens, ambos com certificação PCI-DSS. Além de garantir que os seus hóspedes efetuam pagamentos em segurança, reduz ainda a probabilidade de fraudes com cartões.