Opinião de João Freitas: E depois da crise?

Por João Freitas, Head of Business Development HiJiffy

“O setor do hospitalidade assistiu a crescimentos anuais significativos ao longo das últimas décadas e vê-se agora como uma das indústrias mais afetadas por esta crise sem precedentes na hotelaria. Infelizmente, a vida é feita de altos e baixos, e passa agora de uma das indústrias que mais cresceu na última década para uma das mais afetadas pela crise.

Com um decréscimo de turistas internacionais e maiores necessidades de distanciamento social, os hotéis devem procurar avaliar esta crise e planear os próximos meses devidamente, mitigando ao máximo as perdas decorrentes deste período. Isto irá traduzir-se numa necessidade imperiosa de melhorar processos, investimento em mais tecnologia e inovação. Mais do que nunca será fundamental ter canais digitais para comunicar com os hóspedes, nomeadamente em resposta às suas questões no momento da reserva, garantir o self-check-in (idealmente mobile), marcação de serviços nas suas aplicações favoritas (WhatsApp e Facebook, por exemplo), bem como express check-out. A digitalização irá ser marcante, e a indústria terá de adaptar-se para transportar a vasta experiência de hospitalidade para o digital.

O mundo não mais será o mesmo, mas esta é uma oportunidade única para a hotelaria dar o passo para aquele que era considerado o hotel do futuro, mas que agora é o hotel do presente.”

* A opinião foi solicitada por Ambitur.pt no âmbito de um conjunto de artigos que estamos a elaborar com empresários e responsáveis do setor sobre a atual situação que o país/mundo vive no âmbito da Covid-19.