Opinião: “Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Politécnico de Leiria – 20 anos ao serviço da sociedade”

O Turismo mundial enfrenta um desafio estrutural assente na implementação de processos que proporcionem uma desejada sustentabilidade dos territórios, a assunção de plataformas territoriais atrativas e a emancipação das comunidades locais. Este é um desafio transversal que engloba uma multiplicidade de atores dos sistemas turísticos.

Assinalando 20 anos de existência, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria continua a apostar no Turismo como área multidisciplinar e interdisciplinar de conhecimento científico, sendo de destacar as licenciaturas em Turismo, Marketing Turístico, Gestão Turística e Hoteleira, Gestão da Restauração e Catering, Gestão de Eventos e Animação Turística, todas com certificação TEDQUAL da Organização Mundial de Turismo (OMT). Os mestrados nesta área de conhecimento são outra aposta da ESTM. Na sua oferta formativa surgem quatro segundos ciclos, concretamente, em Gestão e Direção Hoteleira, Marketing e Promoção Turística, Turismo e Ambiente e Gestão e Sustentabilidade no Turismo, este último lecionado em língua inglesa.

No âmbito dos recentes Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e igualmente no domínio do Turismo, a ESTM tem já em pleno funcionamento os cursos de Animação em Turismo de Natureza e Aventura, Cozinha, Produção Alimentar e Gestão Hoteleira e Alojamento, cursos, que, para além de uma desejada inserção profissional, proporcionam a continuidade de estudos, concretamente em licenciatura.

Neste nível de ensino é de destacar o recente TeSP em Marketing Digital no Turismo que visa formar profissionais capazes de planear, implementar, gerir, monitorizar e avaliar estratégias e ações de comunicação em marketing digital, com recurso a novas tecnologias de informação e comunicação, no setor do turismo.

Como novidade surge este ano a pós-graduação em Wine Business que tem como objetivos habilitar os interessados para um reconhecimento holístico das potencialidades da cadeia de negócios do vinho e da vinha, em Portugal e no estrangeiro, através da aquisição de uma sólida formação em áreas tão diversas como o marketing, a gestão de negócios de vinhos, viticultura e enologia e enoturismo. Pretende-se proporcionar o alcance destes objetivos a todos os que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do wine business e todos aqueles que pretendam o desenvolvimento, individual ou coletivo, de um negócio sustentável na área.

Refira-se que a primeira edição deste curso decorre no Núcleo de Formação de Torres Vedras, município nomeado Cidade Europeia do Vinho/2018, em conjunto com Alenquer, e que recentemente homenageou a ESTM pelo seu trabalho desenvolvido em torno deste setor de atividade.

Destacam-se ainda os Cursos de Verão da ESTM, nomeadamente de gestão de destinos sustentáveis e de património e criatividade, cujos detalhes estão disponíveis no site da ESTM.

Por António Sérgio Araújo de Almeida, professor Adjunto e Subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria.
Coordenador do mestrado em Turismo e Ambiente.
Doutorado em Ciências do Turismo.
Membro integrado no CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation.