Opinião: “Eventos, Viagens e Turismo Sustentáveis”

Por Rui Oliveira, Certification Unit Leader | APCER

Num momento em que se anseia o regresso dos eventos presenciais e a recuperação do turismo, aumenta a preocupação com a sustentabilidade. No meio de uma crise climática, os municípios têm até dois anos para propor e aprovar um plano local de ação climática, de acordo com a Lei de Bases do Clima, e a iniciativa privada quer, por seu turno, cumprir com a sua parte e tornar-se mais sustentável.

Alguns sites de reserva de hotel identificam a existência de preocupações do estabelecimento com a sustentabilidade, implementação de práticas para redução do desperdício e do consumo de energia e água, apoio à comunidade local, entre outras ações de proteção da natureza e diminuição da emissão de gases com efeito de estufa. O mesmo sucede com os eventos.

Perguntas como “Quanto vou poluir com esta viagem?”, “Este complexo turístico tem práticas sustentáveis?”, ou ainda “O turismo desta região apoia as comunidades locais?” são preocupações reais dos turistas que cada vez mais procuram viagens, eventos e turismo sustentáveis.

De facto, o consumidor final quer ter conhecimento sobre as práticas de sustentabilidade implementadas pelas empresas de turismo e eventos, aceder a relatórios e a informação fidedigna. Os desafios do clima e de uma transição energética necessária, impõem que todos, desde o governo às empresas, públicas e privadas, rumem no mesmo sentido, de procurar soluções que conduzam à descarbonização e a uma utilização dos recursos de forma eficiente.

Para auxiliar e credibilizar as ações empreendidas, existe um conjunto de normas internacionais que podem ser implementadas pelas empresas e certificadas pela APCER:

  • ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade – demonstra a capacidade de satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes, aumentar a sua satisfação através de um sistema de gestão e melhorar o desempenho global da Organização;
  • ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – permite alcançar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade envolvente e sociedade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental;
  • ISO 45001 – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: ajuda a estabelecer e melhorar o ambiente de trabalho em matéria de saúde e segurança, prevenir acidentes e, em muitos casos, ir além dos requisitos legais;
  • ISO 50001 – Sistema de Gestão da Energia – estabelece os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético global da organização, incluindo a utilização, consumo e eficiência energética, reduzindo os impactes ambientais;
  • ISO 20121 – Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis – ajuda a identificar, reduzir e eliminar os impactos potencialmente negativos de eventos e maximizar os seus impactos positivos nas esferas ambiental, social e económica.
  • ISO 21401 – Gestão da Sustentabilidade nos Estabelecimentos Hoteleiros – auxilia na gestão dos principais aspetos da sustentabilidade pelo estabelecimento hoteleiro: na dimensão ambiental: o consumo de água, energia, a geração de resíduos e a proteção da fauna e da flora; dimensão sociocultural: a geração de trabalho e rendimento, valorização da cultura e desenvolvimento da comunidade local; para a dimensão económica: prevenção de acidentes com clientes e colaboradores, satisfação dos clientes e a viabilidade económica do empreendimento.
  • Covid Safe – Uma mais-valia para o setor da Hotelaria, Restauração e Eventos, aumentado a confiança de clientes e colaboradores, pelo cumprimento de um conjunto de orientações cruciais para um ambiente mais seguro.

Enquanto consumidor final, quando viajar, tenha a certeza de que vai para um local onde as práticas são compatíveis com o que defende. Enquanto empresa, confie na APCER para tornar os seus eventos e estabelecimentos hoteleiros mais sustentáveis!