Opinião: “Filtragem de Fumos na Restauração? Quando se fala em eficiência…”

Por Mário Fernandes de Carvalho, Clima Portugal

Há no mercado diversas soluções e sistemas com filtros eletrostáticos, filtros de carvão ativado, filtros mecânicos, enfim uma vasta gama de equipamentos que respondem razoavelmente às necessidades.  Ressalta o MKC SELAI, com Lavagem automática. Conscientes da necessidade de uma cuidada manutenção, para que funcionem, existem no mercado sistemas de filtragem com lavagem automática – reduzem os custos de manutenção e garantem a eficiência dos sistemas de filtragem.

Por outro lado, a utilização do Ozono reduz de forma quase absoluta os odores. O MKC K-OZ3, próprio para insuflar ozono na conduta de exaustão é um sistema que poderá ser utilizado de forma independente ou combinados com outros sistemas. Os geradores de Ozono MKC K-OZ3 estão disponíveis com capacidades de 20 g/h a 60g/h.

O que vem aí?
Os equipamentos MKC são produzidos com base em continua investigação e múltiplos ensaios, em casos reais de aplicações complexas, ao longo de mais de 18 anos, desde o lançamento do seu primeiro sistema em 1999.

Está prestes a ser apresentada a gama MKC K-ESP, uma nova gama de produtos que sobe de forma significativa o patamar da eficiência.

Os sistemas de filtragem eletrostática são normalmente muito eficientes, sendo capazes de recolher a maior quantidade das partículas presentes no ar. Mas há quatro fatores geralmente afetam a máxima eficiência de um precipitador eletrostático, que podemos resumir nos seguintes:
1.o dimensionamento do precipitador eletrostático, nomeadamente a equidistância do negativo ao positivo, e o tempo de contacto.
2.a eficiência do mecanismo que recolhe as partículas num determinado volume de ar,
3.a composição química das partículas a serem precipitadas e
4.a tensão fornecida pelo sistema de alimentação para o campo elétrico.

Como principais características do MKC K-ESP, vai ser utilizado na sua construção o aço inoxidável AISI 304, vai ser revista a tensão utilizada para aumentar a eficiência e desenvolvido um novo layout dos seus componentes para melhorar a equidistância entre o negativo e positivo ao longo de todo o processo. Melhora-se a resistência do sistema e a sua eficiência – será a nova geração de equipamentos MKC que está a chegar.

Quem apoia o dimensionamento e a escolha da solução?
O departamento de engenharia da CLIMA PORTUGAL dispõe de um serviço de apoio fácil ao projetista e aos profissionais do setor, de forma a transmitir o know-how necessário a adotar a melhor solução para cada caso especifico. Pode ser consultada a CLIMA PORTUGAL.