Por Sérgio Miguel Leandro, Diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Politécnico de Leiria*
O Turismo é uma das mais importantes atividades económicas de Portugal, refletindo a atratividade do nosso país e a qualidade da oferta existente. Em bom rigor, a atratividade deve-se a um conjunto de fatores que dependem não só de políticas e estratégias nacionais, mas também da sua cultura, dos seus recursos endógenos, da sua autenticidade assente nesses mesmos recursos e da sua capacidade diferenciadora.
No que diz respeito à qualidade da oferta, a mesma está associada ao empenho e ao investimento de diversos atores do cluster do turismo, no sentido de criar e assegurar produtos e serviços que possam ir ao encontro das expectativas dos turistas, permitindo a plena satisfação e a fidelização à sua oferta.
Nesse sentido, assume especial relevância o papel decisivo das instituições de ensino superior (IES) no que diz respeito à formação de profissionais que possam ir ao encontro das necessidades dos empregadores e que assegurem um serviço de elevada qualidade. Ciente dessa importância, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche – Politécnico de Leiria (ESTM) tem assumido claramente a sua responsabilidade, ao ministrar formação inicial, contínua e pós-graduada com elevados padrões de qualidade e amplamente reconhecida por entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, nas áreas do Turismo e Lazer, Gestão e Administração, Hotelaria e Restauração e Marketing e Publicidade.
O papel de relevo das IES na qualidade da oferta turística, não se esgota somente na formação de profissionais. O desenvolvimento de atividades de investigação científica e desenvolvimento (I&D) e a partilha do conhecimento, contribui de sobremaneira para um adequado planeamento e gestão das atividades turísticas, para uma contínua inovação na oferta turística, para o apoio à tomada de decisão, promoção de empreendedorismo com base em conhecimento científico. É nesse sentido que a ESTM, através da unidade de investigação CiTUR-Politécnico de Leiria, tem vindo a desenvolver um conjunto significativo de projetos de I&D e prestação de serviços a entidades públicas e privadas, de âmbito nacional e internacional, que contribuem para a qualidade da oferta turística, para além do garante da qualidade da sua atual oferta formativa ministrada em Peniche.
*Este artigo foi publicado na edição 343 da Ambitur.