Opinião: “Inovar em tempo de Pandemia no Algarve”

Por Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora da ESGHT – Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

A oferta formativa da ESGHT é diversa e estruturada em torno de dois campi – Faro e Portimão – incluindo diferentes níveis de formação, entre os quais, as quatro licenciaturas em: Gestão, Gestão Hoteleira, Turismo e Marketing. Oferecemos também quatro cursos de mestrado (Direção e Gestão Hoteleira, Fiscalidade, Turismo e Gestão de Recursos Humanos em conjunto com a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais) e quatro cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) em Contabilidade, Gestão de Animação Turística, Secretariado Executivo e, Sistemas e Tecnologias de Informação. Um novo Mestrado em Gestão de PME iniciará em 2021/2022 em Portimão.

A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, adiante designada por ESGHT, é uma unidade orgânica da Universidade do Algarve vocacionada para o ensino superior e para a investigação aplicada. Tem hoje 1880 alunos, perto de uma centena de colegas docentes, e cerca de 20 colegas não docentes. Somos a Unidade Orgânica com maior número de alunos da Universidade do Algarve. Anualmente colocamos perto de 300 alunos de todas as licenciaturas em estágio curricular, dentro e fora da região. A taxa de empregabilidade apresenta dados muito positivos em todas as áreas de formação (com registos acima dos 90% em todas as Licenciaturas).

O corpo docente tem vindo a doutorar-se e a especializar-se, possuindo um número expressivo de doutores, sendo quase 20% doutorados em Turismo.

Na procura de inovação e resposta aos tempos atuais iniciamos no próximo ano duas novas ofertas formativas. O Mestrado em Gestão das PME é um programa projetado para explorar e compreender as características e desafios específicos das PME de modo a permitir o desenvolvimento de uma gestão mais eficaz e eficiente num ambiente de negócios cada vez mais complexo. A decorrer no Campus de Portimão da Universidade do Algarve, o mestrado em Gestão de PME visa proporcionar uma formação distintiva, que privilegie o estudo das mais recentes tendências das ciências empresariais, com recurso a ferramentas digitais e sempre numa perspetiva de aplicação prática dos conceitos às pequenas e médias empresas.

O tecido empresarial da região do Algarve é caracterizado por pequenas e micro empresas, assim, torna-se indispensável que os técnicos a admitir nestas empresas tenham uma formação transversal que lhes permita adquirir competências simultaneamente abrangentes e especializadas, para fazer face às necessidades sentidas pelas estruturas empresariais. Neste contexto, o CTeSP em Marketing Digital visa formar profissionais com competências para planear, gerir, executar, monitorizar e avaliar no âmbito das organizações, as operações de marketing digital e de comércio eletrónico, nomeadamente, campanhas online, conteúdos em redes sociais e em outras plataformas digitais. Assim, o plano curricular do CTeSP em Marketing Digital foi concebido para dar resposta à crescente exigência das necessidades de recursos humanos das entidades empregadoras e dos atuais ou futuros profissionais da área do marketing digital. Os conteúdos programáticos de várias unidades curriculares incluem a utilização de plataformas de marketing digital. O plano foi concebido com o apoio de profissionais do setor, nomeadamente Diretores de Marketing de diferentes organizações.

Assumimos a procura da contínua afirmação da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo como uma referência maior do ensino nas suas áreas principais. Esta dinâmica tem de prosseguir com determinação, resiliência e inovação, pela Escola e pelas Pessoas, contamos assim com cada de um vós. A ESGHT espera-vos!