Opinião: “O que aprendo contigo?”

Por Miguel Quintas

Eu tenho bastante dificuldade em ouvir muitos dos painéis de opinião do setor das agências de viagens. Em particular refiro-me aos comentadores que, em apresentações ou mesmo em algum grupo restrito, colocam um ar de conhecedor, do tipo que “ eu já ando nisto há mais de 25 anos!”, enchem o peito de ar, fazem uma cara séria e, no fim de uma sucessão de diatribes mentais, acabam sempre com a tirada mágica e grave: “É preciso acrescentar valor ao setor das agências de viagens!”. Parece que aqueles comentadores de serviço se esquecem que “acrescentar valor” é tão verdade para as agências de viagens como para qualquer outro negócio no mundo. É como dizer a um empresário que tem que ganhar dinheiro ou a um médico que tem de salvar vidas. Invariavelmente aparece-me sempre na cabeça a mesma pergunta mental: “É capaz de concretizar?”.

Penso que esta permanente frivolidade comentarista será uma das razões principais para que grande parte dos agentes de viagens evitem cada workshop, congresso, feira, apresentação ou qualquer evento de formação onde seja repetidamente dita a frase do “acrescentar valor”. Adicionalmente, o que vem a seguir como resposta à dita frase é o invariável chorrilho de outros lugares comuns sobre a qualidade do atendimento ao público, sobre o ir buscar os clientes e não esperar por eles nas agências, sobre a decoração das lojas e das promoções que se devem vender e finalmente sobre a inconveniência do cliente saber mais que o agente de viagens quando aquele decide viajar para determinado destino.
Raramente oiço alguém a falar sobre o que realmente importa: Para onde cresce o mercado? Onde estão as margens? Quem é o cliente atual e do futuro? Quais são as tendências? Como posso lá chegar? Quanto tenho de investir? O que preciso de fazer? Quantos concorrentes existem? O que tenho de aprender de novo? …
São precisamente as respostas a estas perguntas que os agentes de viagens procuram, precisam e têm de saber na ponta da língua. E há muitos interessados nisso. Por isso, sempre que organizarem um congresso, evento, reunião, almoço de amigos ou formação para agentes de viagens, peço aos senhores consultores e “opinadores” deste nosso setor que acrescentem vocês mesmos valor à Vossa conversa, pois de lugares comuns penso que estamos todos bem servidos. Já agora, também todos sabemos que as respostas existem mas estão dificilmente disponíveis. Este é o Vosso trabalho. Ajudem quem precisa de encontrá-las. O setor agradece e teremos todos uma maior motivação para ouvir, aprender e frequentar espaços de conhecimento.