Por José Pedro Fernandes, Vice-Presidente da SISQUAL® WFM
A aproximação dos meses de verão é sinónimo de alta temporada para as áreas hoteleiras e de restauração. Com o aumento exponencial do fluxo de turistas e a procura por experiências gastronómicas e de lazer, aliada às férias dos próprios colaboradores, a gestão de equipas nesses setores enfrenta desafios significativos que exigem uma combinação de habilidades estratégicas e operacionais.
Um dos maiores obstáculos das próximas semanas é a flutuação da procura. Estabelecimentos hoteleiros e de restauração devem estar preparados para picos de movimento e, enquanto a necessidade de contratar funcionários temporários para atender à procura crescente é inevitável, essa prática traz consigo o desafio de treinar adequadamente uma equipa sazonal.
as ferramentas de workforce management podem ser grandes aliadas, permitindo a previsão precisa da procura e a criação de escalas de trabalho que assegurem a presença de pessoal suficiente, sem excessos
Embora seja impossível recorrer a uma bola de cristal, existem outras formas de conseguirmos quase o mesmo efeito: as ferramentas de workforce management podem ser grandes aliadas, permitindo a previsão precisa da procura e a criação de escalas de trabalho que assegurem a presença de pessoal suficiente, sem excessos. Estas ferramentas podem ajudar a planear a necessidade de formação de maneira mais eficiente, garantindo que até mesmo os funcionários temporários recebam a preparação necessária para manter a qualidade do serviço.
Outro desafio significativo é a gestão da carga de trabalho e do bem-estar dos funcionários.
Outro desafio significativo é a gestão da carga de trabalho e do bem-estar dos funcionários. Com o aumento da procura, a carga de trabalho dos funcionários efetivos e temporários também aumenta substancialmente. Turnos longos e frequentes, muitas vezes com poucas folgas, podem levar ao esgotamento físico e emocional, algo que pode ser prevenido com as ferramentas certas, que permitem criar horários de trabalho mais equilibrados e justos, ajudando a evitar o burnout. Estas ferramentas possibilitam a rotação adequada de turnos, garantindo que os funcionários tenham tempo suficiente para descansar, o que é crucial para manter um serviço de alta qualidade e evitar uma rotatividade maior do que aquela que já é esperada – monitorizar a satisfação dos funcionários e identificar padrões que levam à alta rotatividade permite que os gestores tomem medidas proativas para aumentar o comprometimento e reduzir as saídas de pessoal.
Estabelecer um processo de recrutamento e formação contínuo ao longo do ano pode ajudar a mitigar os impactos da alta temporada.
Para enfrentar estes desafios, é fundamental que os gestores adotem estratégias proativas e inovadoras. Primeiro, o planeamento antecipado é essencial. Estabelecer um processo de recrutamento e formação contínuo ao longo do ano pode ajudar a mitigar os impactos da alta temporada. Investir em programas de formação contínua, mesmo para funcionários temporários, garante que todos estejam preparados para oferecer um serviço de excelência. As ferramentas de workforce management podem automatizar grande parte desse planeamento, oferecendo insights sobre quando e onde a necessidade de pessoal será maior e quais formações são necessárias.
Apesar de serem meses de maior esforço para as áreas da hotelaria e da restauração, com o planeamento adequado, foco no bem-estar dos funcionários e uso inteligente das melhores ferramentas, é possível transformar esses desafios em oportunidades de melhoria contínua, garantindo uma experiência excecional tanto para os clientes quanto para os membros da equipa.