Opinião: “Os Desafios da Hotelaria”

Por Susana Simoni, Responsável Comercial e E-Commerce Dom Carlos Hotéis

Após quase dois anos de inatividade causada pela pandemia, 2022 foi a lufada de ar fresco que o turismo precisava.

A ocupação superou o ano de 2019 e o aumento da procura lançou desafios ao mercado.

A rapidez e facilidade do digital com uma dinâmica cada vez maior permite um contato mais direto com o hóspede, e aumenta a preocupação dos hotéis em oferecer aos seus clientes uma experiência mais personalizada e interativa.

Sem dúvida que sentimos esta pressão nos nossos hotéis e queremos que todos os nossos hóspedes se sintam em casa.

Desde o momento da reserva até ao check-out procuramos garantir a maior satisfação de todos os nossos clientes através de um tratamento personalizado, no qual mantemos um contacto constante com o cliente.

O objetivo é ter um feedback que traduza a sua experiência, uma crítica construtiva que nos ajude a melhorar o nosso serviço continuamente.

A exposição a que estamos sujeitos hoje em dia obriga-nos a superar as nossas expetativas e as dos nossos hóspedes.

Objetivamente queremos progredir e ganhar terreno, pois o rumo para a digitalização está em curso e o papel das OTA tem sido importante neste impulso pós pandemia. O hábito das compras online disparou e os níveis de confiança do consumidor são grandes.

O desenvolvimento de websites funcionais e user friendly, são os objetivos para atrair os clientes diretos, cujo desafio ganha cada vez maior dinâmica para os hotéis.

A produção de conteúdos seja nas redes sociais ou websites, promoção de campanhas exclusivas, divulgação da marca, engagement com o cliente são tarefas constantes das equipas de Marketing e E-Commerce que assumem um destaque importante.

Todos estes desafios estão bem presentes no nosso dia-a-dia e queremos elevar os nossos padrões e oferecer aos nossos clientes uma boa relação preço-qualidade, onde se destaca o fator humano na cultura de bem receber.

A hospitalidade mantém-se como principal preocupação, pois é esse o motor do nosso negócio. Não podemos permitir que a descaracterização do digital substitua as pessoas, os sorrisos e a amabilidade.
É uma ferramenta de trabalho que nos permite mais rapidamente chegar onde pretendemos, obter resultados mais eficazes e encontrar o cliente diretamente. Mas não podemos perder a nossa identidade pelo caminho.

O desafio para o futuro é esse. Saber crescer sem perder o que nos define. Evoluir progressivamente mantendo a hospitalidade como foco do nosso trabalho.