Opinião: “Truz Truz Lisboa. É a Web Summit!”

Muito se tem falado da Web Summit e de como a Lisboa conseguiu captar este importante evento que, pela 1ª vez, sai de Dublin.Então foi assim:
No dia 2 de Março de 2015, às 15.07h , o Turismo de Lisboa recebe um e – mail que dizia:
“Hi, I organize large scale conferences and trade shows. Would like to consider Lisbon as a destination. Would you be available for a call?”
A partir deste mail, o Turismo de Lisboa desenvolveu todo o processo de organização da candidatura, contacto com os parceiros, visitas de inspecção e, com o único instrumento de financiamento existente à data – o Fundo de Captação de Grandes Congressos ao qual , em 2015, Lisboa podia candidatar eventos em fase de candidatura a partir de 600 participantes ( o resto do país podia candidatar eventos com 300 participantes ) – acrescentou à proposta o financiamento máximo possível no quadro deste instrumento.
Lisboa estava a concorrer com outras cidades europeias, como de costume.
A fase seguinte passou por uma negociação com a organização da Web Summit que deu origem ao acordo partilhado com o Turismo de Portugal e o Turismo de Lisboa , que asseguram 85% , e o AICEP o restante , por 3 anos com montantes e condições obviamente diferentes da fase de candidatura inicial. O resto das histórias e dos protagonistas , já todos sabem.
Mas o que é verdadeiramente importante realçar nesta conquista , é a força da marca Lisboa. A Web Summit quis sair de Dublin para crescer , para se consolidar, para chegar mais longe. E escolheu Lisboa como um dos destinos premium para alcançar esse objectivo. Será com toda a certeza uma parceria win win muito feliz. Lisboa será o palco do mundo das novas tecnologias e startups pelo menos de 2016 a 2018. Mas será mais do que isso. Será o motor e a alavanca para projectar o país nesta importante área de negócio e potencial desenvolvimento económico. Como cidade capital, tudo o que tiver sucesso dentro das suas portas, por principio, reflectir-se-á no bem da nação.
Mas a capacidade de atracção de Lisboa não se esgota na realização deste evento de excepção. O ranking da ICCA, onde Lisboa se encontra no TOP TEN a nível mundial, revela uma subida de 30% no número de eventos realizados em 2015 face a 2014. A excelência da oferta deste destino é, actualmente, incontornável. Haja o que houver.