Por Ana Pignatelli, Coordenadora de Hotelaria da Multipessoal
O Dia Mundial do Turismo é celebrado a 27 de setembro há 45 anos. É uma data significativa que pretende reforçar o intercâmbio cultural entre povos e práticas turísticas sustentáveis e que este ano se celebra sob o tema “Turismo e Paz”.
Efetivamente, o turismo é um dos mais relevantes setores económicos do mundo, com uma importância vital para a economia de muitos países dos quais Portugal não é exceção. Em 2023, o turismo representou 12,7% do PIB português.
Face a essa relevância, torna-se fundamental perceber de que forma podemos elevar a qualidade da oferta, na área da hotelaria e da restauração, para que possamos receber cada vez mais visitantes de várias culturas e nacionalidades, sem colocar em causa a saúde do nosso próprio património.
Em particular na hotelaria, a qualidade dos recursos humanos é um elemento preponderante para o sucesso. Todos sabemos que a falta de pessoas qualificadas neste setor é expressiva e por isso importa encontrar soluções para atrair cada vez mais profissionais de valor, promovendo, simultaneamente, a entrada de talentos de diversas nacionalidades que não só podem ajudar a colmatar a falta de portugueses, como também garantem à hotelaria uma multiculturalidade que lhe pode ser extremamente benéfica.
Perante o desafio da atração de talento para o turismo, as empresas de recursos humanos podem ser o melhor elo entre as empresas e os trabalhadores porque, como em tantas outras áreas, fazem a seleção de candidatos, de acordo com os perfis solicitados, para ajudarem as unidades hoteleiras nos seus picos de atividade, através de processos céleres, profissionais, totalmente flexíveis e, mais importante ainda, legais.
Com a sua capacidade para encontrar os melhores perfis para cada necessidade, o setor de RH possibilita a introdução de novos talentos no mercado de trabalho, que poderão a partir daí construir uma carreira no turismo com todo o know-how adquirido, minimizando a rotatividade do setor.
As empresas de recursos humanos podem também ser uma mais-valia em processos de contratação temporária. Se bem aplicada e em total cumprimento com os direitos dos colaboradores, o trabalho temporário permite-lhes desempenhar funções de acordo com a sua disponibilidade, otimizando o seu rendimento mensal e garantindo às unidades hoteleiras o preenchimento de turnos resultantes de picos de trabalho. É um processo win-win, em que se conciliam interesses, permitindo, por exemplo que profissionais de outras áreas, mas com competências importantes, como as soft skills, possam contribuir e tirar partido do setor.
Apesar de algumas tensões, não se pode esquecer que o turismo é um dos pilares fundamentais da economia portuguesa, e que por isso importa investir na sua vertente qualitativa. O setor dos recursos humanos é um parceiro fundamental para o alargamento de competências, para a elevação dos padrões de qualidade da nossa hotelaria e restauração e para continuarmos a sentir o orgulho de promover, de forma direta e indireta, o nosso país.