Opinião: “Turismo Rural: os desafios da profissionalização”

Por José Rodrigues, docente e investigador da Universidade Portucalense
A Universidade Portucalense criou recentemente um short master em Turismo no Espaço Rural que permite colmatar as lacunas existentes ao nível da formação neste setor específico, habilitando os profissionais de várias áreas e explorar práticas inovadoras associadas ao meio Rural.

Com efeito, o turismo no espaço rural tem vindo a crescer nas últimas décadas, dando, por um lado, resposta ao declínio e desagregação das sociedades rurais e, por outro lado, à necessidade de diversificar a oferta turística nacional. Assim, o desenvolvimento do turismo no espaço rural constitui um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais e, ao mesmo tempo, permite revitalizar e dinamizar muitas outras atividades sociais e económicas que dele são tributárias e que com ele interagem, alavancando o desenvolvimento destes territórios.

A necessidade de promover novos produtos turísticos de excelência, permite ao turismo rural potenciar estratégias de desenvolvimento sustentável a nível regional, criando atividades que favoreçam a descoberta e a interpretação de um vasto património cultural e arquitetónico, muitas vezes subvalorizado mas que em boa verdade contém uma riqueza única, tornando-os verdadeiros diamantes em bruto à espera de serem trabalhados. As práticas comuns à vida campestre, desde manifestações culturais até à própria paisagem passam a ser consideradas importantes e valorizadas componentes do produto turístico rural.

Os indicadores apontam para um crescimento regular da procura desta atividade por parte de uma clientela culta, com poder económico superior à média, exigente, e procura as diferenças que tornam o espaço rural atraente face às restantes modalidades de turismo.

Importa, pois, que a oferta deste segmento de turismo seja capaz de fornecer respostas que se adequem aos diferentes tipos de necessidades, bem como às solicitações emergentes dos diferentes estratos etários que, por razões distintas, são atraídas ou suscetíveis de vir a ser aliciadas para esta forma de turismo.

Por outro lado, com a crise e o surgimento de cada vez mais oportunidades de emprego nas zonas rurais, cresce o número de pessoas, muitas vezes jovens, que pensam em voltar à terra dos pais ou dos avós para implementar um negócio em áreas como a Agricultura ou o Turismo Rural.

Neste contexto, há ainda muito para estudar e revelar sobre os produtos locais que identificam a identidade das regiões, tornando-se premente a criação de cursos que possibilitem às comunidades recetoras locais e aos seus intervenientes uma especialização nesta área, possibilitando aumentar o nível de qualidade da oferta turística rural.