Opinião: “Um ano atípico, num contexto atípico, que mudou os nossos produtos e as necessidades dos clientes”

Por Francisco Farras, diretor-geral para a Iberia do Avis Budget Group

É inegável que este ano está a ser atípico e que trouxe novas exigências à maioria dos operadores, incluindo os fornecedores de mobilidade e o sector do turismo e viagens. Num ano caraterizado por ambientes e regulamentos em constante mudança, os prestadores de serviços de rent-a-car encontram-se numa posição única, na qual têm de agir para garantir resposta às necessidades dos consumidores, que estão em contante mudança, e paralelamente têm de evoluir na oferta de serviços e na forma como iremos viajar no futuro.

O Avis Budget Group colocou sempre as necessidades dos clientes no centro da sua atuação e esse objetivo não mudou durante a pandemia. Continuámos a adaptar-nos às circunstâncias de mudança e a antecipar as tendências e as exigências dos consumidores face às mesmas. Depois do impacto inicial da pandemia, as viagens interrompidas e o foco acrescido na segurança levaram o Avis Budget Group a reforçar os já exigentes protocolos de limpeza e segurança, de forma a tranquilizar os seus clientes de que o aluguer de um carro pode proporcionar uma alternativa segura às viagens em transporte coletivo. Sabemos que a segurança é o mais importante, por isso, o “Compromisso de Segurança Avis” e a “Promessa Zero Preocupações” da Budget, em parceria com a RB e com os fabricantes da Lysol e da Dettol em Portugal, garantem que os clientes podem reservar e conduzir com confiança graças aos protocolos de limpeza e saneamento reforçados. Estes compromissos ajudam a proporcionar uma experiência de aluguer cada vez mais contacteless e personalizada e a Avis já disponibiliza também para todos os smartphones a Avis App, onde o cliente pode controlar a sua reserva, do início ao fim, apenas ao toque de um botão.

Também lançámos recentemente o Digital Check In, um serviço online que permite aos clientes ficar menos tempo no balcão e, simultaneamente, personalizar o seu aluguer ao levantar um veículo em qualquer estação da Avis ou da Budget em toda a Europa. Esta ferramenta acelera o processo de check out do veículo, disponibilizando-lhes a opção de inserir previamente os seus dados de contacto e informação sobre a carta de condução. Podem personalizar ainda mais o seu aluguer, com produtos e serviços adicionais, antes de chegar à estação de aluguer. Os nossos clientes vão ver e sentir a diferença nas estações de Portugal, que estão a ser transformadas de forma a acelerar a experiência de aluguer de acordo com as suas preferências. Estas novas ferramentas minimizam o contacto do cliente com terceiros, reduz o tempo no balcão a tratar de questões de pré-aluguer e garante que o cliente chega ao veículo alugado mais rapidamente.

Ao longo dos últimos meses, o Grupo disponibilizou um conjunto de opções com o objetivo de garantir aos clientes que sempre que aluguem uma viatura através de uma das suas marcas, podem reservar e conduzir com toda a segurança e além disso estão a optar por uma empresa que lhes oferece um serviço de aluguer de veículos à medida, seja em contexto de turismo, seja empresarial. Apesar do ano difícil, e da queda vertiginosa internacional da procura turística, o Avis Budget Group registou um aumento otimista da procura à medida que as viagens domésticas foram retomadas em Portugal, especialmente nos veículos comerciais e isso deveu-se aos nossos produtos adaptados ao cliente e tendo em conta o tecido empresarial português, que é composto na sua quase totalidade por pequenas e médias empresas (cerca de 99,9%) .

Por exemplo, com a Avis Free Move oferecemos uma solução criada para dar resposta às novas necessidades dos clientes corporativos que exigem maior flexibilidade nos seus alugueres de médio e longo prazo. Disponibilizamos também uma frota híbrida e prestamos novos serviços de mobilidade para dar resposta às novas necessidades dos clientes corporativos, sempre com um serviço fácil, imediato e sem grandes compromissos financeiros ou administrativos. Nos dias de hoje, o cliente procura soluções rápidas e flexíveis, livres de contratos rígidos como acontecia no passado.

O cliente procura também poder reservar sem preocupações de taxas de alteração e cancelamentos de última hora, se forem forçados a alterar ou cancelar os seus planos de viagem com pouca antecedência, devido às restrições impostas pelo contexto pandémico. De forma a garantir que os clientes podem reservar com confiança, o Avis Budget Group reembolsa todas as reservas diretamente nas contas bancárias num prazo de 3 a 5 dias úteis. As taxas de cancelamento ou alteração de reservas foram dispensadas em todas as reservas diretas até 15 de dezembro de 2020.

Estamos confiantes de que, ultrapassado este período de incerteza e mudança a nível global, estaremos prontos para continuar a prestar o melhor serviço aos clientes do Avis Budget Group e para acompanhar as novas tendências de consumo e do sector que surgirem deste tempo sem precedentes.