Opinião: “Um compromisso social e ambiental é uma responsabilidade empresarial”

Recentemente a AHP teve o grande prazer de ver o Professor Marcelo Rebelo de Sousa apadrinhar um projecto que nos é muito querido, o projecto de responsabilidade social “ 1 Colchão, 1 Coração”. Lançado no final de 2012, em plena crise, visava de início ser apenas uma campanha: recolher junto dos hotéis colchões usados, em bom estado, e que estivessem previstos ser substituídos. Mas rapidamente cresceu e fomos sendo desafiados a alargar as doações a outros bens. Desde o início que se colocaram vários desafios: De que bens falamos? Serão úteis a quem? Como reaproveitá-los? Como ser mais eficaz e chegar onde é mais necessário? Como chegar e selecionar instituições de referência, que estejam organizadas, estruturadas, aptas a trabalhar em rede com a hotelaria?
Foi o muito que se alcançou, e continua a aspirar alcançar, com este projecto associativo que levaram Marcelo Rebelo de Sousa a sublinhar a importância desta inédita iniciativa da AHP e a conceder-nos o seu “patrocínio”.
Este projeto e o concomitante lançamento dos selos “Social Commitment” e ”Preserving the Future” reconhecem publicamente os compromissos dos hotéis com o crescimento sustentável e com a responsabilidade social. Mas mais do que o trabalho individual, este projecto, que já apoia 26 instituições, permite-nos chegar mais longe, significam que trabalhar associados, em rede, permite ganhar escala, eficiência, notoriedade e reconhecimento .
De resto, trabalharem com a economia social não é, obviamente, “core” das empresas turísticas (são empresas, não IPSS!). Por isso a imensa vantagem em, através da AHP, estarem envolvidas e terem o reconhecimento público do seu compromisso e responsabilidade empresarial.
É porque o compromisso com o crescimento sustentável, na sua tripla vertente, económica, social e ambiental, é em si mesmo valioso. Valioso para as empresas, posto que tem resultados económicos e financeiramente relevantes no médio e longo prazo, valioso para a comunidade local que acolhe os hotéis, valioso para o País, quer na perspetiva de uma economia menos dependente da energia importada e menos consumidora de recursos naturais, quer por ser um setor envolvido com a comunidade local e que com ela age em “ecossistema”.
Mas este compromisso com o crescimento sustentável tem valor também porque torna as empresas mais valiosas: mais valiosas como “marca”, mais valiosas junto dos turistas consumidores. Daí a dupla importância dos selos AHP: por um lado, sinalizam o compromisso dos hotéis e responsabilizam-nos por um Futuro Sustentável, por outro, dão-lhes valor e notoriedade.

Por Cristina Siza Vieira