Opinião: “Viagens corporativas – Como podem as organizações envolver os colaboradores na tomada de decisões mais sustentáveis”

Por João Carvalho, Head of SAP Concur | Southern Europe and Francophone Africa

Com a COP26 e os objetivos para o desenvolvimento sustentável, da ONU, para 2030 , as alterações climáticas estão no topo da agenda e os decisores devem estar cada vez mais atentos para a questão da sustentabilidade. No entanto, este tema é também relevante para a indústria turística, uma vez que as emissões associadas a deslocações são elevadas.

Não deverá ser surpresa, então, que 99% dos organizadores de viagens corporativas (conclusão de um estudo levado a cabo pela Sap Concur junto de um universo de 700 decisores corporativos do Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália, regiões Benelux e Nórdicas) considerem a sustentabilidade como um fator chave nas suas políticas de viagens corporativas – estes desempenham, agora, um papel fundamental na forma como as empresas repensam o tema da responsabilidade social e como lidam com a operacionalidade do dia-a-dia. Os resultados obtidos concluem, ainda, que a maioria das empresas está interessada em tornar-se mais sustentável (99%). Contudo, destes, 44% não têm a certeza de como fazê-lo. Outra constatação é que, os líderes empresariais estão a subestimar a importância do envolvimento dos seus colaboradores na melhoria das práticas de sustentabilidade da organização.

Desafios inerentes à implementação de práticas sustentáveis

Apesar de 69% dos organizadores das viagens corporativas acreditarem que a política em vigor deve melhorar, é notório que muitos enfrentam desafios. 37% refere, por exemplo, a falta de orçamento como um obstáculo ao desenvolvimento de um programa de viagens mais sustentável. Contudo, o mais surpreendente é que mais de quatro em cada dez (41%) afirmam estar a lutar com a falta de envolvimento do seu público interno.

Como podem, então, as organizações envolver e motivar os seus colaboradores?

Urge que as organizações encontrem formas de envolver todos os seus colaboradores nos esforços de sustentabilidade corporativos. Com este fim partilho algumas sugestões que o poderão ajudar a resolver esta falta de envolvimento e garantir que a sua empresa se possa preparar para o futuro das viagens corporativas sustentáveis:

  1. Desenvolver programas de formação para os colaboradores
    Atrair, reter e desenvolver o talento certo é o principal objetivo de qualquer empresa. Com uma mão-de-obra mais jovem à procura de um estilo de trabalho mais flexível, opções sustentáveis e ferramentas que o facilitem, torna este o momento certo para as empresas reavaliarem as suas políticas e realizarem mudanças para um futuro mais sustentável.
    Para o tema das viagens, a educação é vital de forma a gerar consciência sobre opções alternativas e mais sustentáveis. E, aqui, sem dúvida que as empresas podem ajudar. Como? Formando os colaboradores sobre como obter opções alternativas e sustentáveis quando planeiam uma deslocação. E isto pode ser tão simples como optar, para viagens curtas, por um comboio em vez de um avião.
  2. Alinhar internamente quem está a impulsionar iniciativas sustentáveis
    As viagens corporativas já foram uma componente fundamental no dia-a-dia corporativo. No entanto, com o trabalho remoto e o aumento da utilização de plataformas online para conexão, a necessidade de realizar uma viagem corporativa passou a ser cada vez mais escrutinada. A procura de transparência em torno das atividades – e a responsabilização pelos impactos – significa que a gestão empresarial requer uma visibilidade de 360º sobre as operações de viagem. Isto significa que cabe, aos líderes empresariais, fornecer aos seus colaboradores opções mais sustentáveis para influenciar as suas decisões de viagem. A comunicação dos altos cargos, a par e passo com os responsáveis de Recursos Humanos e decisores de viagens, deve ser o ponto de partida para as iniciativas de sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores no seio das organizações.
  3. Oiça aqueles que efetivamente viajam
    À medida que as viagens corporativas recomeçam, perceber a experiência do colaborador é cada vez mais complicado, uma vez que as necessidades estão em constante mudança. Por isso, é fundamental que as organizações compreendam o que sentem os mesmos sobre o novo mundo das viagens e utilizem esse feedback para tomar decisões. A comunicação dentro da empresa deve ser sempre bidirecional.
  4. Utilização de ferramentas e tecnologia para facilitação de programas de sustentabilidade
    As empresas devem garantir que os seus colaboradores possam usar ferramentas que, facilmente, exibam opções comparativas para que possam tomar a decisão certa. Isto inclui, por exemplo, o uso de motores de busca mistos de voo e comboio, destacando hotéis que possam aceitar faturas eletrónicas. Os empregadores podem e devem usar a tecnologia para monitorizar e ajustar a sua abordagem a viagens mais sustentáveis. Os dados deverão ser uma componente fundamental na tomada de decisões diárias de forma a proporcionar às empresas uma maior visibilidade na melhoria dos movimentos sustentáveis.

Outra iniciativa é a criação de um Orçamento de Carbono para viagens. A utilização de ferramentas analíticas, cada vez mais integradas nas plataformas de viagens, permite que os colaboradores revejam os gastos de carbono libertados (num trimestre habitual de atividade) e utilizem essa informação para definir metas mais baixas e combinadas. As equipas poderão ser estimuladas, com o objetivo de alcança, tal como o fazem para o target de vendas, receitas ou outras métricas de desempenho.