Crónica de Cristina Lira: “Vila Galé Touros inaugura 8.º empreendimento no Brasil e aposta no Nordeste brasileiro”

Por Cristina Lira 

Vila  Galé Touros hotel Resort Conference & Spa inaugurou oficialmente neste sábado, com uma cerimónia em seu Centro de Convenções, em Touros, no Rio Grande do Norte. Inicialmente uma cerimónia formal no Centro de Convenções, seguida de um jantar com apresentação da  Jazz band do Sesi, seguida da cantora  Luciana Mello, e apresentação da bateria da escola de samba Mangueira, animando a todos até à madrugada.

O evento contou com a presença do presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, vice presidente do grupo Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida, do diretor de operações no Brasil do grupo, José António Bastos, de autoridades do estado do RN e do país, entre os quais, secretária do gabinete civil do  governo do estado do RN, Tatiana Mendes, o secretário de Turismo do RN, Manuel Gaspar, o prefeito de Touros, Francisco de Assis Pinheiro, o presidente da ABIH- RN, José Odécio, o diretor geral de produtos da CVC, Claiton Armelin, a conselheira da Abav-RN, Diassis de Holanda, o diretor do Idema – RN (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio do Rio Grande do Norte), Rondinelli Oliveira, o presidente da Emprotur, Rogério Pessoa, a secretária de turismo de Natal, Christiane Alecrim, o comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, o presidente do grupo Nordestão, maior rede de supermercados do RN, Leôncio Medeiros, o presidente do Natal Convention, Francisco Barbosa, o gerente executivo do Natal Convention, Leonardo Nunes, o representante do Ministério do Turismo, Rogério Coser, o secretário de turismo de Nisia Floresta (RN), Francisco Soares, o diretor geral do SERHS Natal Grand hotel ,Willian Lass, a diretora da Potiguar Turismo (atende a CVC em Natal), Decca Bolonha, o diretor da Luck receptivo, George Costa, além de gerentes e executivos de todas as unidades do  Vila Galé do Brasil, entre operadores internacionais e nacionais, parceiros, agentes de viagens,  jornalistas de Natal, de várias cidades do Brasil e Portugal. Desde quinta-feira recebeu convidados para um final de semana 5 estrelas com all inclusive.

[new_royalslider id=”852″]

Claiton Armelin, falou em nome de todos os operadores do Brasil, e não só em nome da CVC. Foi um gesto louvável. Foram oradores também Rondinelli do Idema – RN, que acompanhou toda a evolução do empreendimento em todas as suas fases, sempre apoiando a chegada de um grupo estrangeiro ao estado atendendo todas as determinações ambientais. A secretária do gabinete civil, Tatiana Mendes estava felicíssima pela concretização da obra e finalmente o sonho realizado em terras potiguares e disse “Dr. Jorge é um homem fantástico e com muita energia”. O prefeito de Touros, conhecido como Assis do Hospital, que agora ficará conhecido como Assis do Turismo ou do Vila Galé, enfatizou que Touros ficará conhecido mundialmente. Já o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, ressaltou que o Turismo no Brasil deve ser tratado como uma política de estado.

Com investimento avaliado em 150 milhões de reais, a unidade já tem 280 colaboradores, sendo 80% da mão de obra local em sua primeira fase, podendo chegar a 400, além da criação de 1.200 empregos diretos indiretos, uma vez que, em operação, devem ser contratados fornecedores locais para o abastecimento de frutas, verduras, legumes, serviços de transporte.

Durante entrevista coletiva à imprensa, o presidente do grupo Vila Gale, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou dois novos empreendimentos, um resort all inclusive na praia de Una, na Costa do Cacau, em Ilhéus, na Bahia e outro em São Paulo, dirigido para o turismo corporativo, sem no entanto anunciar detalhes destes novos empreendimentos no Brasil. Também destacou a ampliação do resort Vila Galé Cumbuco, no Ceará e acrescentou que o brasileiro viaja muito em grupo e família e precisa ter resorts com acomodação para atender esta demanda. E ainda anunciou uma vinícola no Douro, numa propriedade com 40 hectares.  Ele também afirmou que o Brasil necessita fazer grandes reformas e ressaltou o momento atual que o Brasil enfrenta. “Sem transporte aéreo não há turismo”, disse ele. Ele destacou o exemplo do Ceará com novos vôos. Apesar do momento do Brasil atual, Jorge Rebelo ainda disse que o Nordeste brasileiro, é a bola da vez, não há inverno, é sol o ano inteiro.

“Mais do que nunca, temos a preocupação de criar algo diferente e inovador, valorizador a oferta hoteleira e turística do país. Acreditamos no poder do turismo de transformar a vida das pessoas aos nosso redor. Portanto, é com muito orgulho que iniciamos mais este novo projeto: Vila Galé Touros, para diversificar ainda mais a oferta hoteleira na região. O resort tem seis restaurantes das mais diversas gastronomias disponíveis, piscinas, Spa Satsang e tudo isso enquadrado neste cenário maravilhoso que é a região de Touros. Estamos confiantes de que será um sucesso”, explicou Dr. Jorge Rebelo de Almeida, presidente da Rede Vila Galé.O Vila Galé Touros, situado no município de Touros, litoral norte do Rio Grande do Norte demorou entre 16 a 17 meses para ser construído, e revelou que o resort do RN foi o mais fácil, para cumprir a licença ambiental. E o Ceará mesmo com mais obras, tem sido o mais difícil, lembrou ele. A movimentação na economia local não termina só com o funcionamento do hotel. O Vila Galé Touros tem  um Centro de Convenções para acomodar 1.200 pessoas e a previsão é de que mais serviços locais sejam contratados. O grupo Vila Galé, está sempre em busca de descobrir novos produtos, novos destinos, destacou o vice presidente do grupo, Gonçalo Rebelo de Almeida, e por isso o destino Touros, novo para muitos, uma grande descoberta para o grupo.

O oitavo resort da rede Vila Galé tem 514 apartamentos, opera no sistema all inclusive, com  extensão de  113 mil metros quadrados, ao longo de um terreno, à beira da praia de Touros, a uma hora de Natal. Rodeado pela natureza exuberante, o resort ainda possui oferta gastronómica diferenciada, formada por seis restaurantes, incluindo Massa Fina culinária italiana, Potiguar, culinária regional, Inevitável, gastronomia mediterrânea, Nep Lounge, restaurante infantil e Versátil, buffe variável.

Já a oferta para as famílias foi ampliada e inclui, além do tradicional Clube Nep com piscina e escorregadores, uma tirolesa. Para os adultos , a novidade é a caminhada pela trilha ecológica, localizada nos arredores do resort, na qual é possível avistar um lindo pôr do sol ao final do percurso de um hectare.Em suas proximidades há diversos passeios de aventura e pontos turísticos, como o Parrachos de Perobas, ideais para mergulho, uma visita a Vila de São Miguel do Gostoso, pôr do sol na praia de Tourinhos e até um passeio para conhecer o Farol do Calcanhar, o segundo maior da América Latina são algumas das sugestões para conhecer.

Além dos pontos turísticos há um aspecto histórico. Existe a teoria de que Pedro Alvares Cabral pisou pela primeira vez em Touros, quando chegou ao Brasil , e não na Bahia, como costuma aprender na escola. As evidências são muita: as correntes marítimas levam naturalmente à costa de Touros, o monte avistado pelos portugueses seria o Pico do Cabugi, a água doce relatada pelos portugueses, não poderia ter sido encontrada em Porto Seguro. O slogan “Touros: O Brasil nasceu aqui”, nunca fez tanto sentido.

Funcionários contratados com tudo incluído!

O Vila Galé Touros trouxe para cargos de gerências, profissionais de outros estados, como Alexandre Magno que veio do Vila Gale Angra dos Reis, agora está como gerente geral do Vila Galé Touros e Agenor Neto, que já foi de várias unidades hoteleiras, como Pestana e SERHS e está como gerente de operações. Investindo na mão de obra local, contratou pessoas que nunca trabalharam ou sequer tinha carteira de trabalho.

Graziele dos Anjos Ribeiro, natural da cidade Lagoa do Sal, distrito de Touros, que fica a 15 minutos de Touros, e com 20 anos de idade, de família humilde, o pai pescador e a mãe do lar, havia trabalhado numa lanchonete sem carteira assinada, no entanto nunca tinha trabalhado no turismo. “O primeiro emprego é esse no Vila Galé Touros”, disse ela super feliz, que atua como ajudante de cozinha. “É uma experiência única na minha vida. Foi muito bom para ajudar a família, ainda mais recebendo treinamento, roupa, alimentação e carteira assinada e sem custo algum”, acrescentou Graziele.

Já Leila Denise, natural de Touros, com 23 anos, também está agora no Vila Galé Touros, seu primeiro emprego e  no turismo. Havia se inscrito na seleção de candidatos, mas não tinha expectativa que seria chamada. Atua no bar molhado e recebeu treinamento  com o famoso mestre dos drinks na Europa e grandes festas, Nuno Teixeira, CEO & Founder na empresa Master’s – Cocktail Bar contratado pelo grupo Vila Galé, para dar  consultoria em seus hotéis. Leila Denise, como tantos outros tem o sonho de crescer e procurar novos caminhos. “O Grupo Vila Galé abriu as portas no Vila Gale Touros e tenho o sonho de ir para fora do país”, disse ela. O chef Clodoaldo Ramos do grupo Vila Galé acrescentou que todos passaram por um treinamento com profissionais qualificados.

Sobre o Grupo Vila Galé

Vila Galé é responsável pela gestão de 31 unidades, sendo 23 em Portugal e oito no Brasil (Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Cumbuco (CE), Fortaleza (CE), Guarajuba (BA), Salvador (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Touros (RN). Atualmente com 3.200 funcionários, o grupo detém a maior rede de resorts do país. Em 2017, o grupo teve faturamento de 173 milhões de euros, considerado todas as unidades hoteleiras no mundo. A rede ainda prevê a abertura de unidades hoteleiras em Portugal, nomeadamente Vila Galé Elvas, no Alentejo e Vila Galé Serra da Estrela, em Manteigas.

*A jornalista participou do evento a convite do grupo Vila Galé