Os aeroportos com melhor wi-fi do mundo

by Inês Gromicho | 3 Dezembro 2015 10:43

Se viaja frequentemente de avião e se é um “frequentador” assíduo de aeroportos, então esta informação talvez lhe interesse. A Jetcost fez um estudo de opinião e selecionou os aeroportos mundiais com melhor wi-fi, apresentando-lhe aqui os aeroportos nos quais o tempo de espera é mais cómodo, permitindo aos passageiros o uso dos portáteis, tablets e smartphones.

Segundo este estudo, os aeroportos europeus estão mais inclinados para uma política de “freemium” (serviços básicos grátis compensados pelo pagamento mais alto de outros) – onde os viajantes podem ter acesso à Internet gratuitamente por um determinado período de tempo, passado o qual devem registar-se e o serviço passa a ser pago. No entanto, nos Estados Unidos isso deixou de acontecer, depois dos utilizadores terem apresentado queixas em relação a essas práticas. Atualmente, 79% dos aeroportos nos Estados Unidos oferece Wi-Fi grátis ilimitado ao contrário dos 26% na Europa.

Aeroportos do mundo com melhor Wi-Fi:

 

Dallas-Fort Worth, Texas, EUA[1]

Dallas-Fort Worth, Texas, EUA

1. Dallas-Fort Worth, Texas, EUA
Este aeroporto proporciona acesso à Internet nos seus cinco terminais, desde 2012. No entanto, desde há dois anos que o faz grátis e com tempo ilimitado, o que resultou num aumento de ligações diárias entre 2 a 55 mil. A velocidade média de ligação é de 8 Megabits/segundo (Mbps).

 

 

 

Aeroporto Changi[2]

Aeroporto Changi

2. Aeroporto Changi, Singapura
Proporciona Wi-Fi grátis e ilimitado aos seus clientes. Mais de 37 mil viajantes utilizam a sua rede todos os dias, chegando a alcançar velocidades de até 4 Mbps. Em cada porta de embarque de voos internacionais, há disponíveis computadores com Wi-Fi grátis. No total há mais de 500 terminais repartidos por todo o aeroporto. Changi foi premiado como o melhor aeroporto do mundo em 2013 nos World Airports Awards, com base na opinião de 12 milhões de passageiros.

 

Aeroporto de Helsínquia[3]

Aeroporto de Helsínquia

3. Aeroporto de Helsínquia, Finlândia
Considerado o melhor aeroporto da Europa no que diz respeito a acesso Wi-Fi. Depois de ter atualizado o seu serviço em 2011, “o número de acessos aumentou desde esse ano”, segundo um porta-voz do aeroporto. O acesso Wi-Fi é grátis e necessita só de um clique para se poder aceder. Uma das suas características mais originais é o rastreio dos passageiros que tenham ativado o acesso Wi-Fi no seu telemóvel, para que assim possam, não só receber informação de serviços e produtos disponíveis no aeroporto a partir do momento em que chegam ao estacionamento, como também informação sobre o voo que vá apanhar e possíveis voos posteriores. No caso de o utilizador ter descarregada a aplicação da companhia aérea em que vai viajar, chega-lhe automaticamente a informação do tempo que lhe falta para fazer o check-in, a porta de embarque ou até o tempo de espera no controle de segurança.

 

Aeroporto Internacional de Incheon[4]

Aeroporto Internacional de Incheon

4. Aeroporto Internacional de Incheon, Seul, Coreia do Sul
O aeroporto Internacional de Incheon foi inaugurado em 2001 e graças às suas instalações de segurança e equipamentos de vigilância médica, é considerado o mais avançado tecnologicamente da Ásia. Dispõe de acesso Wi-Fi em praticamente todo o aeroporto.

 

 

 

 

Aeroporto de Schiphol[5]

Aeroporto de Schiphol

5.Aeroporto de Schiphol, Amsterdão, Holanda
O aeroporto de Schiphol foi o primeiro aeroporto na Europa a disponibilizar acesso Wi-Fi grátis e na atualidade é de uma hora em todo o aeroporto e serviços de acesso “Premium” pago, quer por Wi-Fi quer nos centros de internet abertos durante as 24 horas.

 

 

 

Portugal, à cabeça da Europa
Portugal é um caso à parte, estando à cabeça da Europa no acesso grátis e ilimitado aos seus utilizadores. O acesso público por Wi-Fi a Internet está disponível nos aeroportos de Lisboa, Porto, Beja e Faro, no continente e nas Ilhas da Madeira e Porto Santo, assim como também nas ilhas dos Açores, nos aeroportos de Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores. A forma de aceder em todos os aeroportos gratuitamente é muito simples e devem-se seguir estes 4 passos:

1. Ativar a opção de Wi-Fi no seu portátil, tablet ou smartphone.
2. Selecionar a rede “VINCI Airports wifi” e aceder ao seu navegador de internet.
3. No caso de ser a sua primeira ligação, necessita de criar uma conta. Caso já a tenha, será redirecionado ao portal Wi-Fi.
4. Depois de ver um anúncio num vídeo, estará ligado e pode aceder ao seu correio eletrónico e às suas páginas Webs favoritas.

Endnotes:
  1. [Image]: http://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/Dallas-Fort-Worth-1.jpg
  2. [Image]: http://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/Changi-3.jpg
  3. [Image]: http://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/Helsinki-2-e1449139219150.jpg
  4. [Image]: http://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/Incheon-5-e1449139291591.jpg
  5. [Image]: http://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/Schiphol-2.jpg

Source URL: https://www.ambitur.pt/os-aeroportos-com-melhor-wi-fi-do-mundo/