A Celebrity Cruises, do Grupo Royal Caribbean, representado em Portugal pela Melair Cruzeiros, apresentou ontem aos agentes de viagens o novo Celebrity Ascent, que chegará à Europa este verão. Num jantar que teve lugar em Lisboa, e depois de ter estado no Porto, Francisco Teixeira, CEO da Melair Cruzeiros, explicou que este é o quarto navio da classe Edge da Celebrity Cruises, uma classe lançada pela primeira vez em 2018 e que conta já com navios como o Edge, Apex e Beyond. O Celebrity Ascent navegará nos meses de julho e agosto com itinerários de nove noites na Riviera Italiana e França; e itinerários de 12 noites com o melhor da Grécia e Itália visitando: Roma, Nápoles, Mykonos e Santorini
O responsável da Melair recordou que a frota da Celebrity divide-se atualmente por quatro séries diferentes, com um total de 16 navios, tendo a classe Edge quatro navios, com o quinto a ser inaugurado em 2025; três navios de expedição nas Galápagos (Celebrity Xpedition, Celebrity Xploration e Celebrity Flora); e depois a classe Millennium com quatro navios (Celebrity Millennium, Celebrity Infinity, Celebrity Summit e Celebrity Constellation); e a classe Solstice (Celebrity Solstice, Celebrity Equinox, Celebrity Eclipse, Celebrity Silhouette e Celebrity Reflection)
Francisco Teixeira sublinhou que um dos grandes pilares da marca são os destinos, como a América do Sul, a Ásia, Caraíbas, Galápagos, Nova Zelândia ou Alasca. E adianta que a Ásia tem bastante procura em Portugal para destinos como o Japão, Singapura, Vietname, Malásia, Índia e Sri Lanka. Destaque ainda para a Europa e para o facto de que “os itinerários têm cada vez mais overnights, o que pode ser uma vantagem para os clientes que gostam de ficar mais tempo”, aponta o responsável, exemplificando com o caso de Santorini. O CEO da Melair Cruzeiros referiu também que os navios das classes Millennium e Solstice acabam por ter “os melhores itinerários da frota” e garantiu que está a concretizar-se “uma revitalização dos navios destas classes para se adaptarem e incorporarem características da classe Edge”.
Além dos destinos, a Celebrity Cruises assenta outro pilar no serviço de excelência, reforça Francisco Teixeira, isto quer a nível dos bares, das excursões ou das receções.
Referindo-se a algumas particularidades da classe Edge, o responsável lembrou que os navios contam com vários camarotes com varandas infinity, ou seja, dois vidros cuja parte superior pode ser eletronicamente rebaixada, formando assim uma varanda. “O grande valor acrescentado é o espaço de varanda que acaba por ser interior”, frisa. Nesta classe, apontou ainda, 12% dos camarotes são interiores e 88% oferecem vista mar.
Outra questão levantada pelo representante da Celebrity Cruises em Portugal foi o facto dos navios da marca também se dirigirem às famílias, embora tal não seja muitas vezes reconhecido, até porque estes navios não contam com os habituais escorregas, mas Francisco Teixeira fez questão de sublinhar que “existem famílias com outro perfil”. E para isso, a companhia criou o programa “Camp at Sea”, para crianças dos três aos 17 anos, e também os restaurantes a bordo têm menus especialmente pensados para os mais novos. Este mês, a Celebrity Cruises apresenta tarifas especiais para as famílias, com desconto de 30% no primeiro e segundo passageiro, e um desconto adicional de até 200 euros por camarote, entre 9 de abril e 3 de junho. Nos camarotes interiores e exteriores, o desconto é de 100 euros, e nas varandas e suites chega aos 200 euros. Como a companhia não lança tarifas de crianças nos meses de verão, de julho e agosto, a Melair Cruzeiros conseguiu uma tarifa para Portugal, entre 2 e 30 de abril, desde os 199 euros, com taxas incluídas, para a terceira e quarta cama.
Francisco Teixeira terminou a sua apresentação apontando a distinção da Royal Caribbean pela revista Deco Proteste que, pela primeira vez, incluiu as companhias de cruzeiro nas suas avaliações e inquéritos, tendo a Royal Caribbean sido eleita como aquela que obteve o maior grau de satisfação.
Por Inês Gromicho