Os dez mandamentos da promoção turística

O prato principal servido ontem, durante o almoço mensal da Associação da Hotelaria de Portugal, realizado no Hotel Real Palácio,& foi &Barcelona&.& Após o almoço, foi hora do convidado, Raimon Martínez Fraile, actual presidente do Salón Internacional do Turismo da Catalunha, recitar, não os dez mandamentos da bíblia, mas sim os dez mandamentos que concebeu em 2005 que indicam o caminho para o sucesso na promoção turística de um destino.Para o fundador do Turismo de Barcelona, o primeiro mandamento dita que &o investimento em promoção turística é inversamente proporcional&, ou seja quanto mais se gasta menos benefícios se tem e quanto menos se gasta mais benefícios se tem. & Há que assinalar quais são os objectivos. No caso do Turismo de Barcelona o que fizémos foi estabelecer cinco& &coronas&. Começámos por Madrid, Saragoza e Valência, a segunda que nos dedicámos quando esta já tinha funcionado, já tínhamos os hotéis a 51/2% foi o resto da península, Portugal, o sul de França e Norte de Itália. A terceira foi França Itália, Alemanha e Inglaterra, a quarta o resto da Europa e América, EUA e América Latina e a quinta corona todo o mundo. O que há a fazer é isto, desenvolver um plano de promoção por &coronas& e quando a primeira tiver já a dar frutos& passa-se à segunda e assim progressivamente&, explicou Raimon Fraile.O segundo mandamento diz que &o turismo nacional é essencial& e o terceiro dá conta de que & a distância é o tempo, não os quilómetros&. Neste ponto, o também consultor da Organização Mundial do Turismo relembrou aos hoteleiros presentes: &Barcelona por exemplo para vocês é um grande destino turístico. 28% dos espanhóis que saem para fazer turismo fora de Espanha são catalães, fundamentalmente da área metropolitana de Barcelona, portanto Barcelona para vocês é um grande destino para investir em promoção, não para gastar& .Seguindo a sua lista, chegamos ao quarto mandamento: &há que fazer pouca publicidade e muita promoção&. Segue-se o quinto: &Segmentar produtos no destino&, o sexto &Segmentar produtos na origem, e o sétimo &o produto prima sobre o destino&. O oitavo mandamento da promoção turística, &o preço não é determinante, determinante é a experiência& é nas palavras de Raimon Fraile, &o mais difícil de todos& e o único que actualmente já não se aplica. & É certo que este mandamento já não é verdade porque neste momento os preços são muito mais determinantes que a experiência, mas é certo que baixar preços também não é o certo para manter um produto, e portanto, aqui é onde temos que procurar um equilíbrio e perceber até que ponto posso chegar para manter-me no mercado&.O nono mandamento afirma que &a qualidade não é um luxo, é a relação qualidade/preço& e o último dita que o& &Turismo é economia&. & Isso quer dizer que estamos no melhor dos sectores e no único sector que hoje, no meio da crise, é capaz de gerar riqueza, não riqueza económica, mas também, mas sim riqueza social que é a que estamos mais necessitados que são postos de trabalho&, conclui.