São vários os destinos, marcas e empresas que se associam a figuras públicas para se promoverem junto do público final. Este é um trabalho que passa despercebido a quem, tantas vezes, admira as fotografias ou vídeos que estas personalidades publicam nas suas redes sociais quando estão de visita a determinado hotel ou região. Mas é uma missão que artistas, apresentadores e modelos, entre outras profissões que os colocam sob os holofotes do público, levam muito a sério e acaba por ser uma relação vencedora para ambas as partes. Assim, a Ambitur partiu à descoberta de alguns destes embaixadores do turismo em Portugal e falámos com Cláudia Vieira, Pedro Fernandes, Cuca Roseta e Marcantonio Del Carlo. Saiba o que os motivou a dar a cara e o nome pela Madeira, pela Vila Baleira Hotels & Resorts, pelo Farol Hotel e pela Vila Galé, marcas bem conhecidas do mercado turístico português que apostaram em chegar ainda mais longe ao se fazerem representar por estes embaixadores.
Cláudia Vieira é atualmente uma das embaixadores da Madeira e explica à Ambitur o que podem os destinos e marcas ganhar com esta parceria. A atriz e apresentadora portuguesa não duvida em eleger a visibilidade e alcance que as figuras públicas têm junto das pessoas como uma das principais mais-valias. E explica que “acabamos por ter «pequenas comunidades» que nos seguem, seja pela curiosidade do nosso dia-a-dia, pelas sugestões que damos através das redes sociais”, o que se traduz “na compra do produto que promovemos através dos nossos canais”. Cláudia Vieira não tem dúvida de que o objetivo é “ir semeando um pouco o interesse daqueles que nos seguem, através do que partilhamos”.
No entanto, reconhece que há cuidados que as figuras públicas devem ter em conta ao associarem o seu rosto a uma marca ou um destino. E o principal, para a atriz e apresentadora, é “não darmos a cara por nenhuma marca ou nenhum destino com que não nos identifiquemos e que não consumimos”. Algo que Cláudia Vieira “levou à letra” pois a Madeira já era um destino que procurava antes de ser convidada para a representar enquanto embaixadora. “Tem de haver esse cuidado da experimentação, saber se nos identificamos e perceber se há verdade nas futuras partilhas que se irão fazer”, alerta. Por outro lado, diz ser também muito importante perceber se “nos revemos nos valores da marca” o que, no seu caso, levou a que fosse “impossível dizer que não a esta associação ao Turismo da Madeira”.
Opinião partilhada por Pedro Fernandes, atual embaixador da Vila Baleira Hotels & Resorts. O apresentador e humorista frisa bem que é muito importante falar sempre a verdade. E lembra: “Em todos os destinos há coisas boas e coisas menos boas. É importante contar tudo para que ninguém se sinta enganado e não se defraudem expectativas.”
Pedro Fernandes acredita que este “cargo” de embaixador “é uma forma de publicidade como outra qualquer mas com a vantagem de impactar um público-alvo mais específico que vá ao encontro dos objetivos de comunicação da marca”. Além disso, explica, a marca ou destino tem acesso imediato às métricas das publicações, sabendo por isso qual o custo por pessoa alcançada.
Já o embaixador da Vila Galé para as experiências de enoturismo, Marcantonio Del Carlo, não tem dúvidas de que as figuras públicas podem contribuir para enaltecer o bom nome de uma marca mas “desde que nunca mintam ao público que servem. Se isso acontecer, um destino pode ser mais visitado porque eu estive lá”. Por isso aconselha as figuras públicas que queiram assumir este desafio de representar uma marca ou destino a serem honestos e a “falarem do que realmente viveram, experimentaram enquanto clientes”.
Um conselho que Cuca Roseta também partilha enquanto embaixadora do Farol Hotel, em Cascais. A artista confessa que não gosta de ter muitas marcas associadas ao seu nome, escolhendo-as consoante os valores se coadunam, ou não, com os seus. “Quando promovo uma marca sei que o meu público sabe que aquela marca tem realmente a ver comigo e com o meu estilo de vida, e esse tem sido o sucesso pelo qual tenho tido parcerias tão longas”, sublinha. E vai mais longe explicando que “todas as pessoas que me seguem sabem o quanto valorizo o mar e a natureza, a boa alimentação, as relações próximas e verdadeiras. As coisas simples, boas e belas”. Por isso, quando promove uma marca dentro destes valores ou ideais é porque realmente se identifica com ela e, depois, “é tudo fácil de acontecer”. A fadista não hesita em dizer que tenta sempre colocar amor em tudo o que faz. “Existem sempre parcerias e acordos assinados para cumprir, mas a verdade é que, com as minhas marcas, eu acabo por dar mais e as marcas também”, admite. Ou seja, deixa de se contabilizar o que foi ou não feito, e tudo é feito de uma forma natural, justifica, “mais verdadeira, mais orgânica e, como consequência, mais eficaz”, garante.
Cuca Roseta reconhece que cada vez mais as marcas apostam nas redes sociais em detrimento de outros meios de publicidade pois sabem que o alcance é “muito maior e mais certeiro”. Ao assumirem a missão de representar uma marca, as figuras públicas “são veículos de promoção” e têm claro de ter o cuidado de fazer com que essa marca se relacione consigo, com os seus valores, público e seguidores. A artista lembra que não é influenciadora mas sim uma “artista que canta por todo o mundo”, que viaja muito e defende vários ideais e causas. E afirma que as marcas a ajudam a crescer como artista, apoiando os seus projetos ligados à música e as suas ideias. Tal como ela própria ajuda as marcas a se promoverem e destacarem. “É um win-win em que todos ganhamos e alcançamos os objetivos. Quando fazemos o ‘match’ perfeito, as marcas (e as pessoas que estão à frente das mesmas) passam a fazer parte de nós, como uma família, que preservamos e queremos bem, que fazemos tudo por elas”, assegura a fadista portuguesa.
Cláudia Vieira: “Mostrar o que a Madeira tem de incrível”
O primeiro contacto de Cláudia Vieira com a Madeira foi há muitos anos, ainda era manequim e, mais tarde, na série “Morangos com Açúcar”, quando foi convidada a estar presente na emblemática Festa da Flor. E, assume, “fiquei maravilhada”, passando a eleger a Madeira como destino preferencial por ser “extremamente completo, não só pela proximidade com o continente, como pelo clima, paisagens naturais de tirar a respiração”. O convite para ser uma das embaixadores do Turismo da Madeira surgiu pois naturalmente.
“É um destino realmente completo para todos aqueles que o visitam e, para mim, ser embaixadora do Turismo da Madeira é realmente fácil porque temos todas estas vertentes que tornam a ilha única mas, se tiver que salientar uma característica, seriam os madeirenses, pela sua forma de receber os que vêm de fora, são muito hospitaleiros e sempre amáveis”, descreve.
Esta é uma missão com um objetivo muito simples, refere: “comunicar, sugerir, mostrar o que a Madeira tem de incrível”. E Cláudia Vieira garante que encara este desafio com muita facilidade por ser um destino que já conhecia e adorava, e por saber que, ao ser embaixadora, poderia conhecer a ilha de uma forma diferente. “Ter o privilégio de conhecer a Madeira de uma outra forma e poder partilhar recantos que vão além do que são as paisagens mais conhecidas foi um excelente desafio”, assume a atriz e apresentadora.
O trabalho de embaixadora passa por entrevistas em meios e partilhas nas redes sociais, seja de viagens com a família ou dias de filmagens. Além disso, acrescenta, procura também promover o destino através de sugestões mais concretas, como o Fanal, fazer praia na Calheita, dar sugestões de restaurantes típicos, entre outros exemplos de como Cláudia Vieira tem promovido a ilha.
A atriz adianta que vai também promovendo os locais onde fica hospedada, os restaurantes onde come e as experiências que a ilha tem para oferecer. Aqui faz questão de nomear o Grupo Pestana, o Savoy Palace ou a Quinta do Furão, pelas “lapas maravilhosas ou pelo pão delicioso”. E resume: “A Madeira é realmente um destino cheio de surpresas em todos os segmentos”.
Cuca Roseta: “O Farol Hotel é muito mais que um hotel”
A ligação de Cuca Roseta ao Farol Hotel, em Cascais, já é antiga e a artista reconhece que “sempre foi como uma segunda casa para mim, um lugar que eu frequentava muitas vezes e em que sempre era recebida com muito carinho”. Recorda a primeira vez que esteve no hotel, para atuar num sunset, e explica que a relação foi depois crescendo, naturalmente. “Hoje somos parceiros e é como uma família para mim”, afirma, não duvidando que “o Farol Hotel é muito mais que um hotel. É toda a beleza e todo o conforto, toda a simpatia e toda a atenção”, garante, sem esquecer as junior suites que são “lindas”, os restaurantes que são “incríveis”, o “maravilhoso” sushi, o bar exterior no verão com piscina e ainda os passeios de bicicleta na zona envolvente.
Por tudo isso foi fácil aceitar a missão de ser embaixadora desta unidade pois “tudo é verdadeiro e genuíno, tudo flui com naturalidade e com resultados para ambas as partes, sem esforço”. Das suas “tarefas” fazem parte um conjunto de ações e, claro, frequentar o hotel o mais possível, o que admite fazer “com enorme gosto”. E sublinha: “Promover o Farol Hotel é igual a promover aquele que para mim, na verdade, é o melhor hotel do mundo e por isso torna-se tão simples e autêntico”. E sempre que está no hotel partilha os momentos com os seus seguidores nas suas redes sociais, elegendo-o também como cenário para entrevistas e fotografias, além de, todos os anos, cantar em algum evento do hotel e de participar em reuniões estratégicas e ações que possam ser importantes para a sua promoção.
Quanto a destinos, acredita que é embaixadora natural dos muitos que vai visitando nas suas viagens, como a Índia, a Madeira, Cabo Verde e Moçambique, lugares onde todos os anos canta, mas também a Áustria, a Itália ou o Brasil. Assume porém ter uma grande atração pela Ásia e, naturalmente, por Portugal: “Se tivesse de escolher um só destino para promover, escolheria sempre Portugal”.
Marcantonio Del Carlo: “O Val Moreira e o Santa Vitória passaram a reinar na minha cozinha”
Já Marcantonio Del Carlo considera difícil escolher um só destino do qual gostasse de ser embaixador, até porque dando atualmente a cara pelas experiências de enoturismo da Vila Galé, reconhece que no caso deste grupo hoteleiro a oferta é muita. Mas lembra a recente inauguração do Vila Galé Collection S. Miguel, nos Açores, e admite ter ficado “deslumbrado”. Para o ator português, os Açores são mesmo o seu destino predileto.
Na verdade, Marcantonio Del Carlo diz já conhecer o grupo hoteleiro há muitos anos enquanto consumidor e recorda que o convite para divulgar a marca foi aceite de imediato por se identificar “com o espírito de «família» que o Vila Galé imprime em tudo o que faz”. E, sendo o vinho uma das grandes paixões da vida deste artista, que é conhecido por receber amigos e cozinhar para eles enquanto lhes dá a provar novos vinhos, a opção foi certeira para representar os néctares Vila Galé. “Na minha mesa, o Val Moreira e o Santa Vitória passaram a reinar na minha cozinha”, afirma.
O ator explica que raramente se associa a este tipo de iniciativas pois “acredito que uma figura pública não deve influenciar o público que serve” mas no caso da Vila Galé sente que está “a aconselhar bem quem, como eu, gosta de «estar em casa» quando se instala num hotel, seja em trabalho ou férias”.
Em termos práticos, apenas lhe foi pedido que desse a sua opinião enquanto cliente, falando do que sente quando fica hospedado num hotel da cadeia, e é isso que tem feito: “Falo do que sinto. Relato experiências na primeira pessoa”. E partilha as suas estadias nas redes sociais, bem como procura falar da marca em entrevistas que dá a propósito do seu trabalho, “mas sempre como alguém que usa a marca, e não apenas enquanto embaixador da mesma”.
Pedro Fernandes: “É a missão mais fácil do mundo”
Também Pedro Fernandes está sempre disponível para divulgar o destino Porto Santo e partilhar a sua experiência sempre que há oportunidade, mostrando “um bocadinho daquele paraíso sempre que estiver por lá”. O apresentador lembra que a primeira vez que ficou hospedado no Vila Baleira Porto Santo foi em trabalho, para gravar o programa “Portugal mais perto”, da RTP1. E não hesita em dizer que ficou desde logo agradado com todo o staff do hotel, “particularmente o diretor, Bruno Martins, e a D. Margarida, que tudo fizeram para que nada nos faltasse e com quem foi muito fácil criar laços de amizade”. E foi no final desta curta estadia que recebeu a proposta para voltar e ser embaixador da marca, algo que “era impossível recusar”.
“É capaz de ser a missão mais fácil do mundo”, sublinha Pedro Fernandes, que explica que tem como tarefas divulgar o destino Porto Santo e o Vila Baleira como “o melhor sítio para as famílias portuguesas passarem férias”. E adianta: “É muito fácil porque nem é preciso mentir”. O apresentador justifica que prefere o Vila Baleira pelo seu perfil mais familiar e a localização privilegiada na praia do Porto Santo, sentindo-se em casa com os filhos a poderem circular em segurança por todo o lado.
Por Inês Gromicho, publicado na edição 347 da Ambitur.