#Osmelhoreshotéisparasetrabalhar: “A construção de uma equipa e de um grupo coeso é essencial” para a Jase Hotels

A hotelaria é um dos segmentos do turismo que mais sente na pele a escassez de pessoal, sobretudo depois de dois anos em que uma pandemia veio alterar as ambições e possibilidades profissionais de muitos que poderiam depositar neste setor o seu talento. Ambitur falou com oito das principais cadeias hoteleiras em Portugal e com quatro prestigiadas unidades independentes, e quis saber de que forma estão a lidar com as dificuldades de captar e reter talento. Jorge Rainho, subdiretor de Vendas & Revenue da Jase Hotels & Resorts, explica-nos o que esta cadeia hoteleira tem feito sobre esta matéria.

Douro Royal Valley Hotel and Spa

A Jase Hotels & Resorts – que conta com três unidades no norte do país (Douro e Porto) – tem tido, desde o início da pandemia, a preocupação de “tentar manter o mais possível a equipa estável, de forma a termos todas as condições para prestamos um serviço de qualidade a quem nos procura, mal fosse possível retomar a atividade”. Mas Jorge Raínho, subdiretor de Vendas & Revenue do grupo hoteleiro, reconhece o problema da escassez de mão-de-obra qualificada, que já afeta a hotelaria e a restauração há algum tempo e se agravou agora pelo facto de muitos profissionais terem optado por outras áreas aquando da paragem da atividade. “Este é um problema para o qual todos nós temos de estar preparados, no sentido de desenvolvermos políticas atrativas de retenção, captação e formação de profissionais que nos ajudem a mitigar este problema que se afigura como um dos maiores desafios do setor”, aponta.

[blockquote style=”1″]”Este é um problema para o qual todos nós temos de estar preparados, no sentido de desenvolvermos políticas atrativas de retenção, captação e formação de profissionais que nos ajudem a mitigar este problema que se afigura como um dos maiores desafios do setor”[/blockquote]

No processo de recrutamento de novos colaboradores, a Jase Hotels procura estar sempre atenta ao mercado de trabalho e analisar os perfis dos candidatos mediante as necessidades da empresa, e se estas se enquadram no que o candidato pode oferecer. Jorge Raínho explica que características como a experiência, dinâmica, proatividade, espírito de equipa e empatia com o projeto são apenas alguns dos exemplos do que a cadeia hoteleira procura. Uma vez integrados nos hotéis do grupo, há a preocupação de acompanhamento dos colaboradores, não só nas suas tarefas diárias como também na disposição emocional, um processo liderado pelo departamento de Recursos Humanos, diz o subdiretor de Vendas & Revenue da Jase. “Nesta gestão é feita sempre uma tentativa de adaptação do indivíduo à sua função e/ou vice-versa pois, para nós, a construção de uma equipa e de um grupo coeso é essencial para o crescimento e estabilidade dos nossos hotéis”, resume.

[blockquote style=”1″]características como a experiência, dinâmica, proatividade, espírito de equipa e empatia com o projeto são apenas alguns dos exemplos do que a cadeia hoteleira procura[/blockquote]

Porto Royal Bridges Hotel

Sentindo sobretudo dificuldades de recrutamento ao nível das áreas de Housekeeping e Restaurante/Bar, onde sente haver menos procura por parte dos trabalhadores, a cadeia hoteleira procura ultrapassar esta questão tentando estimular os colaboradores com alguns incentivos que “nos parecem essenciais a uma boa dinâmica de trabalho”, esclarece o responsável (ver caixa)., sempre com a intenção de “proporcional o melhor e mais bem preparado local de trabalho para cada colaborador desempenhar a sua atividade profissional o melhor possível”.

Ora, sendo o turismo um setor que tem estado em constante crescimento (à exceção do período pandémico, naturalmente), gerou-se a necessidade de formar mais jovens para as diversas atividades com ele relacionadas. Jorge Raínho sente que embora as instituições de ensino estejam bem equipadas, deveria ser dado “um passo concreto na melhoria da qualidade formativa, visto que uma das dificuldades encontradas na operação é a falta de preparação real dos formandos”. É pois apologista de uma formação “mais específica e prática, que os prepare para a realidade e necessidades do mercado”. E reconhece que esta aposta “pode ajudar a melhorar a nossa qualidade de serviço, assim como prestigiar as diversas instituições de ensino”.

O que oferecem os JASE Hotels

  • Bom ambiente de trabalho
  • Reconhecimento do colaborador
  • Possibilidade de progressão de carreira
  • Seguro de saúde
  • Parcerias (descontos) com entidades locais