#Osmelhoreshotéisparasetrabalhar: Academia Vila Galé é aposta para manter talento e produtividade

O tema dos Recursos Humanos nunca foi tão “quente” como nos dias de hoje. E a hotelaria é um dos segmentos do turismo que mais sente na pele a escassez de pessoal, sobretudo depois de dois anos em que uma pandemia veio alterar as ambições e possibilidades profissionais de muitos que poderiam depositar neste setor o seu talento. Ambitur falou com oito das principais cadeias hoteleiras em Portugal e com quatro prestigiadas unidades independentes, e quis saber de que forma estão a lidar com as dificuldades de captar e reter talento. Como procuram estes estabelecimentos impor-se num mercado competitivo para que sejam reconhecidos como os melhores hotéis para se trabalhar? Hoje Joana Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos da Vila Galé, explica o que a empresa está a fazer neste âmbito.

Na Vila Galé, para manter o talento e a produtividade, investiu-se numa academia de formação interna que apoia todos os colaboradores com formações comportamentais, técnicas e linguísticas, explica a coordenadora de recursos humanos. Joana Ferreira adianta que existe ainda o Programa de Desenvolvimento Pessoal, que “pressupõe uma avaliação 360ª e através do qual são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de todos os colaboradores”. Além, claro, de um vasto programa de benefícios internos que visa igualmente a retenção de talentos e o estímulo da produtividade.

A formação é encarada como uma área prioritária no grupo português, que tem vindo a reforçar o investimento para alargar e certificar a oferta formativa existente na Academia Vila Galé. Atualmente, esta academia interna garante formações em quatro áreas distintas: identidade corporativa, postura e atendimento ao cliente, formações técnicas e na área da Liderança.

Além disso, o contacto regular com os estabelecimentos de ensino também é uma prioridade, quer através do convite para as escolas conhecerem os hotéis como da participação em sessões organizadas pelas mesmas para partilhar know-how e experiência do setor hoteleiro. Joana Ferreira reconhece que é nas áreas de housekeeping e de manutenção hoteleira que é sobretudo importante “aprofundar mais a formação e a partilha de conhecimento nas escolas”. E explica que se observa que, no caso da área de housekeeping, alguns cursos ainda estão muito direcionados para o atendimento ao cliente na receção. A responsável acredita que “seria importante que os alunos realizassem mais visitas aos hotéis, para se familiarizarem com o funcionamento de uma unidade hoteleira, os métodos e rotinas, a organização das equipas”.

A Vila Galé reconhece precisar ainda de contratar cerca de 200 pessoas, contando atualmente com aproximadamente 1500 colaboradores e tendo já, este ano, contratado mais 350 (nota: esta entrevista foi realizada em maio), afiança a coordenadora de Recursos Humanos da empresa. E observa que é evidente que, cada vez mais, “os colaboradores procuram empresas que lhes garantam maior estabilidade, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, oportunidades de aprendizagem e progressão na carreira e um bom ambiente laboral”.

O que oferece a Vila Galé Hotéis

  • Descontos até 65% nos hotéis e serviços para colaboradores e familiares
  • Seguro de saúde
  • Prémios anuais e de produtividade
  • Parcerias com empresas (educação, cultura, serviços) que se traduzem em descontos e vantagens exclusivas
  • Noites gratuitas consoante a antiguidade na empresa
  • Bolsas de estudo para colaboradores e filhos (tickets para pagamento de estabelecimento de ensino, bolsas de mérito escolar)
  • Ofertas no aniversário dos colaboradores