#Osmelhoreshotéisparasetrabalhar: Martinhal aposta em manter uma equipa estável e competente

O tema dos Recursos Humanos nunca foi tão “quente” como nos dias de hoje. E a hotelaria é um dos segmentos do turismo que mais sente na pele a escassez de pessoal, sobretudo depois de dois anos em que uma pandemia veio alterar as ambições e possibilidades profissionais de muitos que poderiam depositar neste setor o seu talento. Ambitur falou com oito das principais cadeias hoteleiras em Portugal e com quatro prestigiadas unidades independentes, e quis saber de que forma estão a lidar com as dificuldades de captar e reter talento. É a vez de Chitra Stern, fundadora e proprietária do Martinhal Family Hotels and Resorts, nos contar o que se tem feito neste grupo hoteleiro.

Manter uma equipa equilibrada na sua dimensão e competências é a política adotada pelo Martinhal Family Hotels and Resorts, que não esquece porém que existe “uma grande falta de pessoas com interesse ou disponíveis para a hotelaria”, diz Chitra Stern. A fundadora e proprietária do grupo indica que foram feitos esforços orçamentais para permitir revisões salariais com maior impacto nas categorias mais operacionais, além de se definirem objetivos premiando os resultados obtidos. Outra estratégia foi manter e aumentar a capacidade de alojamento dos trabalhadores, permitindo assim a sua mobilidade e potenciando a atratividade do emprego. E procura-se sempre “sensibilizar as estruturas da organização sobre a importância da partilha da informação e dados para a tomada de decisão”, ressalva.

Em termos de recrutamento, os Martinhal Family Hotels and Resorts optaram por reforçar as equipas até junho, podendo atingir os 650 trabalhadores dos cerca de 525 trabalhadores contratados, dos quais 80 em outsourcing ou trabalho temporário). Estes seriam já números muito idênticos a 2019 e até superiores, admite Chitra Stern, explicando que, face a 2021, o pessoal cresceu 30% e que este ano “começou muito bem” com o reforço “da nossa equipa anual de referência (cerca de 300 pessoas para as quatro unidades) mais cedo do que o habitual, possibilitando assim um maior número de meses nos contratos de trabalho sazonais”. A empresária reconhece a dificuldade em recrutar profissionais qualificados ou com experiência, sendo que neste momento, além da falta de candidatos para as áreas da cozinha e pastelaria, verifica-se o mesmo nas áreas da receção onde, “não há muito tempo, era das áreas em que mais candidatos existiam”.

[blockquote style=”1″]”um novo trabalhador precisa que a equipa que o recebe consiga ensinar algumas competências, sobretudo técnicas, mas também sobre a cultura da empresa”[/blockquote]

No Martinhal Family Hotels and Resorts também se aposta na formação que, neste caso, é feita em contexto real de trabalho e representa cerca de 1% da massa salarial do grupo. Chitra Stern explica que “um novo trabalhador precisa que a equipa que o recebe consiga ensinar algumas competências, sobretudo técnicas, mas também sobre a cultura da empresa”. Há pois que manter uma equipa estável e competente para que possa, rapidamente, receber um novo elemento e colocá-lo confiante para desempenhar a nova função, adianta a empresária. Depois é claro necessário ir acompanhando as novas tendências e, por isso, a cadeia hoteleira estimula a presença em conferências, workshops e experiências para perceber novos conceitos.

[blockquote style=”1″]No atual momento em que “a procura em Portugal excede largamente o número de profissionais qualificados por instituições académicas de Turismo e Hotelaria, as instituições de formação são fundamentais e devem contribuir para a atratividade do setor e aumentar a capacidade para dar resposta às necessidades das empresas hoteleiras”[/blockquote]

No que se refere à relação com o ambiente académico, o grupo tem protocolos com escolas profissionais e universidades para estágios dos alunos pois Chitra Stern considera importante envolver estas instituições nos processos de formação e cultivar as relações entre estas e as empresas. No atual momento em que “a procura em Portugal excede largamente o número de profissionais qualificados por instituições académicas de Turismo e Hotelaria, as instituições de formação são fundamentais e devem contribuir para a atratividade do setor e aumentar a capacidade para dar resposta às necessidades das empresas hoteleiras”, defende.

O que oferece o Martinhal Family Hotels and Resorts

  • Valorização profissional
  • Bom ambiente e ferramentas de trabalho
  • Salário competitivo
  • Alojamento durante o contrato
  • Plano de incentivos com antiguidade superior a um ano e sujeito ao cumprimento de objetivos
  • Qualidade e diversidade de alimentação nas cantinas