#Osmelhoreshotéisparasetrabalhar: No PortoBay a “satisfação das nossas equipas” é o caminho para “uma boa experiência” dos hóspedes

O tema dos Recursos Humanos nunca foi tão “quente” como nos dias de hoje. E a hotelaria é um dos segmentos do turismo que mais sente na pele a escassez de pessoal, sobretudo depois de dois anos em que uma pandemia veio alterar as ambições e possibilidades profissionais de muitos que poderiam depositar neste setor o seu talento. Ambitur falou com oito das principais cadeias hoteleiras em Portugal e com quatro prestigiadas unidades independentes, e quis saber de que forma estão a lidar com as dificuldades de captar e reter talento. O administrador do Grupo PortoBay com o pelouro dos Recursos Humanos, André Caldeira, deixa-nos a sua visão.

No PortoBay o número de colaboradores é praticamente idêntico ao período pré-pandémico – mais de 1000 pessoas entre Portugal e Brasil – e André Caldeira, administrador da cadeia hoteleira com o pelouro dos Recursos Humanos, revela que “temos abertas todas as vagas que precisamos para o futuro”, acrescentando que “estamos já em modo de velocidade cruzeiro”. Mas reconhece as dificuldades, falando numa “excessiva rotatividade” em determinadas funções operacionais, o que “numa empresa é um grande travão à produtividade, com provável impacto na qualidade de serviço”.

[blockquote style=”1″]”Temos consciência de que a retenção de talento e a formação contínua, não só em ambiente de sala como «on the job», são instrumentos que permitem aumentar a produtividade”, diz.[/blockquote]

O grupo hoteleiro acredita que “o caminho para prestarmos uma boa experiência aos nossos hóspedes é claramente através da satisfação das nossas equipas”, diz André Caldeira. O administrador esclarece que a cadeia sempre se preocupou com “as nossas pessoas”, uma aposta que hoje está a ser ainda mais reforçada. Continua por isso a procurar melhorar as condições de trabalho e retribuição, quer direta, quer a nível de outros benefícios. “Temos consciência de que a retenção de talento e a formação contínua, não só em ambiente de sala como «on the job», são instrumentos que permitem aumentar a produtividade”, diz.

[blockquote style=”1″]André Caldeira adianta que, no PortoBay, os últimos anos de pandemia foram uma “grande oportunidade para que o enorme talento de muitos dos nossos colaboradores fosse partilhado internamente”, através do cruzamento de equipas e a possibilidade de colaboradores terem experiências breves em hotéis e destinos diferentes da sua base.[/blockquote]

O PortoBay conta com protocolos com diferentes instituições académicas nos destinos onde o grupo está presente e em escolas noutras paragens cujos alunos completam componentes práticas da sua formação nos hotéis da empresa. O administrador acredita que “o conceito de trabalhador-estudante pode e deve ser mais incentivado em Portugal”, pois isso iria promover “uma aproximação à realidade mais eficaz e produtiva para todos”. Quanto às instituições, critica o facto de muitas estarem sobretudo vocacionadas para o ensino superior quando, efetivamente, é nas áreas do ensino técnico-profissional que se sente mais necessidade. André Caldeira adianta que, no PortoBay, os últimos anos de pandemia foram uma “grande oportunidade para que o enorme talento de muitos dos nossos colaboradores fosse partilhado internamente”, através do cruzamento de equipas e a possibilidade de colaboradores terem experiências breves em hotéis e destinos diferentes da sua base. Além disso, o grupo mobilizou uma academia gastronómica para a partilha entre chefes de cozinha e as suas equipas. “Reconhecemos que a formação é uma área prioritária e também por isso temos reforçado a equipa de Recursos Humanos para melhor acompanhar esta missão”, sublinha.

O administrador acredita que o mercado de oferta e procura de trabalho irá, de alguma forma estabilizar a curto/médio prazo mas admite que isso não significa que desapareça o “desafio de atrair cada vez mais pessoas para este setor, onde o grau de especialização e exigência dos clientes é cada vez maior”. André Caldeira prevê que novos comportamentos e hábitos de consumo dos hóspedes obriguem a novas valências dentro dos hotéis, nomeadamente para fazer face às expectativas em termos de, por exemplo, gastronomia, sustentabilidade, tecnologia e serviço personalizado. “Teremos de ter cada vez mais valências dentro dos hotéis”, conclui o responsável.

O que oferece o PortoBay Hotels & Resorts

  • Salário mínimo PortoBay
  • Pagamento acima das convenções coletivas no vencimento e subsídio de alimentação
  • Bónus mensal associado à satisfação dos clientes
  • Seguro de saúde PortoBay
  • Protocolos com outras entidades
  • A trabalhar soluções de flexibilização de horários
  • Formação das equipas