#Osmelhoreshotéisparasetrabalhar: Nos Montebelo Hotels, “os colaboradores são o principal impulsionador de sucesso”

O tema dos Recursos Humanos nunca foi tão “quente” como nos dias de hoje. E a hotelaria é um dos segmentos do turismo que mais sente na pele a escassez de pessoal, sobretudo depois de dois anos em que uma pandemia veio alterar as ambições e possibilidades profissionais de muitos que poderiam depositar neste setor o seu talento. Ambitur falou com oito das principais cadeias hoteleiras em Portugal e com quatro prestigiadas unidades independentes, e quis saber de que forma estão a lidar com as dificuldades de captar e reter talento. Terminamos este trabalho hoje com Isabel Peres, administradora com o pelouro dos Recursos Humanos nos Montebelo Hotels & Resorts, que nos deixa a visão deste grupo hoteleiro.

Parador Casa da Ínsua

Nos Montebelo Hotels aposta-se em medidas de retenção de talentos e em contratos de trabalho mais estáveis e duradouros. A administradora com o pelouro dos recursos humanos, Isabel Peres, revela que tal é fundamental pois “a produtividade dos colaboradores relaciona-se diretamente com a satisfação e qualidade da experiência final dos clientes”. O grupo oferece pois aos seus colaboradores a possibilidade de progressão na carreira, valorizando a sua antiguidade na empresa e promovendo medidas que visem algum equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. E reconhece que, cada vez mais, fatores como o ambiente profissional, a cultura de feedback e a formação são mais valorizados pelas gerações mais novas, sendo que a produtividade é encarada como um resultado multifatorial de variáveis, não se resumindo apenas à política salarial. O que levou os Montebelo a reforçarem “o sentido de pertença e a ligação dos colaboradores com a organização” com medidas como o “acompanhamento e gestão de progressão de carreiras, preocupação em empregar localmente, lançamento de desafios em equipas e o estabelecimento de uma rede de protocolos exclusivos para os colaboradores e familiares”, detalha Isabel Peres.

[blockquote style=”1″]”a produtividade dos colaboradores relaciona-se diretamente com a satisfação e qualidade da experiência final dos clientes”[/blockquote]

Zambeze Restaurante

O grupo conta hoje com 340 colaboradores, número superior ao período pandémico mas ainda inferior a 2019. Os dois novos hotéis a abrirem este ano – Montebelo Monteiro de Alcobaça e Montebelo Vista Alegre Chiado Hotel – serão “seguramente desafiantes para quem pretenda uma carreira em hotelaria”, frisa Isabel Peres, que adianta que há ainda algumas ampliações e a abertura de novos restaurantes em Viseu e Lisboa, este último a Cervejaria Antártida, no Terreiro do Paço, para o qual o processo de recrutamento já está a decorrer. A responsável admite que “devido à elevada rotatividade das pessoas, recrutar mão-de-obra menos qualificada, nomeadamente para os departamentos de F&B e Housekeeping, tem sido um enorme desafio”, até porque “são atividades que ainda surgem muito associadas a trabalhos sazonais, mal remunerados e que requerem grande disponibilidade pessoal e profissional”. E defende que “cabe também às empresas do setor inverterem esta imagem e garantirem empregos sustentáveis e de qualidade, duradouros ao longo de todo o ano, e dando alguma compatibilidade com a vida pessoal dos seus profissionais”. Por isso, acredita que “a flexibilização dos regimes laborais é, ainda, um elemento-chave para captar o interesse das novas gerações pela hotelaria”.

[blockquote style=”1″]”a flexibilização dos regimes laborais é, ainda, um elemento-chave para captar o interesse das novas gerações pela hotelaria”[/blockquote]

Nos Montebelo Hotels, “os colaboradores são o principal impulsionador de sucesso”, existindo pois uma forte aposta numa cultura de enriquecimento profissional e pessoal, constantemente suportada pela competência das suas equipas. O investimento em formação dos colaboradores orienta-se por alguns pilares estratégicos: formação sobre a região e contexto de cada unidade, formação de pessoas e equipas com motivação e ambição, desenvolvimento permanente de competências orientadas para a inovação, construção de oportunidades apostando na criatividade, manutenção dos quadros focados na competitividade, valorização de uma estrutura pautada por um elevado dinamismo e contínuo acolhimento de jovens quadros e investimento na sua evolução como principal garantia do futuro.

A responsável admite que o setor da hotelaria tem vindo a sofrer, tal como outros, uma “significativa falta de mão-de-obra qualificada”, uma situação que se tornou ainda mais evidente no atual contexto de crise pós-pandémica, que levou à necessidade essencial de integrar novos colaboradores para garantir a recuperação das unidades. Isabel Peres defende pois que a resposta a estes desafios passa pelo “investimento e valorização dos profissionais que estão a desenvolver as suas competências, procurando mais e melhor formação profissional”. E assim, os hotéis Montebelo estabeleceram protocolos, formações e marcam presença em feiras de empregabilidade de escolas profissionais locais, tudo para “garantir um contínuo acolhimento de jovens quadros e investimento na sua evolução como principal garantia do futuro”.

O que oferecem os Montebelo Hotels & Resorts

  • Contratos de trabalho mais estáveis e duradouros
  • Possibilidade de progressão na carreira
  • Valorização da antiguidade do colaborador na empresa
  • Medidas que visam equilíbrio entre vida profissional e pessoal
  • Cultura de feedback
  • Bom ambiente profissional
  • Formação
  • Preocupação em empregar localmente
  • Protocolos exclusivos para colaboradores e familiares