Ovibeja: Uma feira das pessoas, para as pessoas

Ovibeja: Uma feira das pessoas, para as pessoas

Categoria Eventos, Explore

Hoje a Ovibeja é uma marca, uma feira agrícola e um evento gerador de dinâmicas em Beja e na região. A 37ª Ovibeja, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, vai decorrer de 29 de abril a 3 de maio.

A Ovibeja nasceu em 1984 com uma exposição de ovinos num recanto da tradicional Feira da Primavera, organizada pela ACOS – Agricultores do Sul. A feira continuou a afirmar-se progressivamente e, além de muitos outros fatores de sucesso, o nome Ovibeja é um dos que a diferencia dos restantes certames. Passou, por isso, a denominar-se simplesmente “Ovibeja”. A Ovibeja das pessoas e para as pessoas, uma feira que nasce na terra e se desenvolve na cidade.

Com mais de 150 mil visitantes por edição, a Ovibeja conta anualmente com mais de mil expositores, distribuídos por diversos setores de atividade, em pavilhões temáticos, numa área de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.

A Ovibeja é uma feira agrícola. Da produção. Mas também da transformação, dos serviços, uma mostra institucional, um centro de negócios, de apresentação e discussão dos temas da atualidade. É uma feira das pessoas. Construída e vivida por quem nela participa.

A Ovibeja é ainda um evento gerador de dinâmicas em Beja e na região, não só em termos do setor agrícola, como a nível de todos os outros setores de atividade.

A 37ª Ovibeja vai decorrer de 29 de abril a 3 de maio, em Beja, e vai abordar a sustentabilidade, o conhecimento, a eficiência, a ética profissional através do grande tema “Agricultura Con(s)Ciência”. Além da programação intensiva de colóquios e debates, irá realizar-se o 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, uma das provas da cultura de excelência alavancadas pela Ovibeja. Os visitantes poderão ainda participar, durante a feira, em provas comentadas de alguns dos melhores azeites do mundo.

A oferta do evento inclui ainda concursos e exposições de gado, demonstrações equestres, produtos agroalimentares de qualidade superior, gastronomia, comércio, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais. E uma vasta programação cultural com espetáculos e concertos, onde se destacam as famosas “ovinoites” que atraem milhares de jovens ao recinto da feira.

Publicado na edição 326 da Ambitur.