Pagamentos eletrónicos são a opção de pagamento mais barata em viagem

Uma pesquisa realizada pela TNS Infratest para a MasterCard conclui que os pagamentos eletrónicos no exterior são mais baratos do que a utilização do câmbio e o levantamento de dinheiro em ATMs. Para a pesquisa, foram analisadas 25 rotas de viagem e nove maneiras diferentes de pagar ou obter dinheiro estrangeiro. Para todas, a utilização de um cartão eletrónico no ponto de venda acabou por ter menos custos para os viajantes do que o câmbio monetário e o levantamento de dinheiro em terminais eletrónicos (ATMs).

Uma das principais conclusões da pesquisa é que para os viajantes europeus (exceto os russos) fora da zona do euro é menos dispendioso pagar com um cartão MasterCard do que trocar dinheiro. Por outro lado, quando os turistas europeus viajam dentro da zona euro, não existe nenhum custo ao pagar com cartão.

Mas o ser mais barato não é o único aspeto que importa. A maioria dos viajantes pretende economizar tempo e preocupações durante as férias, sendo que o pagamento eletrónico oferece muitas vantagens neste sentido, superando as do numerário. Por exemplo, pagamentos Contactless e móveis possibilitam compras mais rápidas e filas menores nas caixas, bem como o controlo financeiro, em tempo real, sobre as despesas.

“As pessoas não tendem a considerar o pagamento de forma proactiva, é um meio para um fim, mas os pagamentos podem transformar uma experiência. Como empresa líder em tecnologia de pagamentos, a MasterCard inova para melhorar a experiência dos consumidores em todo o mundo, não importa onde estiverem”, afirma Paulo Raposo, Country Manager Mastercard para Portugal.

Segundo a Mastercard, em termos de segurança, os pagamentos eletrónicos também oferecem enormes vantagens em relação ao numerário. Um bom exemplo é o EMV ou Tecnologia Chip – um padrão global de segurança adotado em mais de 80 países – que protege os cartões com esta característica contra a tentativa de fraude, tornando cada transação única e praticamente impossível de replicar. Adicionalmente, a maioria dos cartões de pagamento pode incluir seguros de viagem.

“Durante as férias de verão, todos nós queremos deixar-nos ir, sem perder dinheiro, tempo ou paz de espírito. Para fazer isso, precisamos planear com antecedência e escolher os parceiros mais confiáveis. A MasterCard é esse parceiro desejado, uma vez que opera a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo e os seus cartões são aceites em mais de 210 países e territórios e em 150 moedas, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Nenhuma outra empresa deu tantos passos como nós para garantir que os pagamentos são seguros, simples e inteligentes”, refere Paulo Raposo, Country Manager Mastercard para Portugal.
O papel dos pagamentos eletrónicos no futuro do turismo

Hoje, muitas indústrias, incluindo o turismo, estão a ser transformadas pelo facto de as pessoas deixarem o offline ─ ou mundo físico ─ para o espaço digital onde todos e tudo se está a tornar conectado. Esta conectividade está a alterar a forma como os consumidores interagem e fazem as suas transações. Em 2014, mais de dois terços das viagens de avião e mais de metade das viagens de comboio de turistas europeus foram reservadas online. O alojamento também foi reservado online para mais de metade das viagens.

“Na MasterCard temos uma história rica em tecnologia e inovação. Está no nosso DNA. Como uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do mundo, estamos a inovar mais rapidamente do que nunca ─ juntamente com emissores e parceiros ─ para garantir que cada conta MasterCard é tão digital como os consumidores que a utilizam”, sublinha Paulo Raposo, Country Manager Mastercard para Portugal.

A MasterCard já está a ajudar cidades como Londres, Madrid, São Petersburgo, Kiev ou Bucareste, entre outras, dando-lhes acesso a dados essenciais, conhecimento e tecnologia, de forma a impulsionar a eficiência e aumentar a inclusão financeira.