Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

Este Natal, o Parque de Sintra propõe uma nova forma de viver a serra com uma iluminação cénica especial no Palácio Nacional da Pena. Integrada na edição 2025 da iniciativa “Sintra Mágica – Era uma vez um Natal mágico”, a abertura noturna do Palácio oferece ao público uma experiência única que transforma a paisagem num verdadeiro cenário imersivo.

Esta experiência convida o público a descobrir o Palácio da Pena sob uma nova perspetiva: uma intervenção criada exclusivamente para esta edição, que sublinha a silhueta romântica do Palácio e a sua ligação visual com a serra e a vila de Sintra. O resultado é um percurso luminoso que liga quatro monumentos emblemáticos de Sintra.

“Este momento mágico no Palácio da Pena devolve-nos um novo encanto sobre a serra de Sintra. Este momento revela o verdadeiro espírito dos Parques de Sintra: tornar todas as experiências em momentos partilhados, capazes de unir geografias, património e pessoas. Queremos que cada visitante leve consigo a sensação de encanto, redescoberta e pertença ao Palácio da Pena.”, aponta João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra.

No Picadeiro do Parque da Pena, a poucos metros do Palácio, o ambiente festivo prolonga esta vivência, com um carrossel tradicional, propostas de street food, música ambiente e momentos de animação para todas as idades. O espaço foi pensado como complemento da experiência noturna, num ambiente acolhedor que convida a celebrar a época.

Esta iniciativa integra a programação da “Sintra Mágica – Era uma vez um Natal mágico”, uma organização da Câmara Municipal de Sintra, Parques de Sintra e Fundação Cultursintra, com o apoio dos SMAS Sintra, EMES e MEO.

As visitas noturnas terão lugar ao longo do mês de dezembro, entre as 18h00 e as 21h00, com entrada gratuita no Parque da Pena nos dias 4 e 5, 11 e 12, 13, 18 e 19, e ainda, dias 20, 26 e 27. Para facilitar o acesso e garantir uma experiência confortável e sustentável, será disponibilizado um serviço de autocarros entre a vila de Sintra e o Parque da Pena, com o último percurso a sair do Parque às 22h30.

Mais informações aqui.