O ano de 2025 trouxe uma importante novidade ao Palácio Ludovice, que passou a ser considerado um hotel Virtuoso, integrando assim uma seleção exclusiva de hotéis em Portugal.
A Virtuoso é uma rede global de agências especializadas em viagens de luxo e experiências, com parcerias com as melhores empresas do mundo, tais como hotéis, linhas de cruzeiro, operadores turísticos, entre outros. Com uma rede de mais de 2.000 consultores criam viagens personalizadas e exclusivas para os clientes.
O Palácio Ludovice é um “edifício de interesse” com 300 anos, que foi a residência privada de João Frederico Ludovice, arquiteto do rei D. João V. Com 61 quartos e suites, este palacete foi readaptado para um hotel de 5 estrelas pelo arquiteto conceituado português Miguel Câncio Martins. O hotel presta homenagem à história de Portugal através da arquitetura e decoração – visível nos trabalhos de renovação dos mais de 3.000 azulejos, tetos de estuque e frescos do século XVIII encontrados no edifício, mobília customizada toda produzida em Portugal, entre outros aspetos, bem como à história do vinho nacional.
O seu restaurante, Federico, oferece uma combinação de receitas tradicionais portuguesas e clássicos franceses. Prestando homenagem à história da viticultura portuguesa, a lista de vinhos inclui uma curadoria que representa orgulhosamente cada região vinícola de Portugal (um país com mais de três centenas de castas).