Palmela: Uma terra que conquista durante todo o ano

Feira Medieval

Terra de contrastes, onde a História e a modernidade se encontram, o concelho de Palmela sabe celebrar o melhor que a vida tem para oferecer e tem orgulho nas suas raízes, nas suas gentes e nos seus saberes.

Aqui, cada um dos 12 meses do ano apresenta muitos motivos para visitar e festejar!

Na primavera, o Festival Queijo, Pão e Vinho, em S. Gonçalo, Quinta do Anjo, a Mostra de Vinhos, em Fernando Pó, o Mercado Caramelo e as Festas Populares de Pinhal Novo honram a tradição rural e dão a celebram os produtos locais, de grande qualidade.

Festa das Vindimas

No verão, o Castelo e o Centro Histórico, sede da Ordem Militar de Santiago, acolhem diversas iniciativas que convidam a desfrutar do património. Destaque para o Palmela Wine Jazz, em julho, que conjuga boa música e excelentes vinhos, e para a Feira Medieval de Palmela, em setembro, que é já uma das maiores e mais animadas do país, com desfiles, torneios, falcoaria e artes de rua.

Também em setembro, a Festa das Vindimas agradece a colheita abundante e oferece seis dias de grande tradição, marcados por momentos como a Pisa da Uva e Bênção do primeiro Mosto, a eleição da Rainha das Vindimas, o Cortejo de Camponeses ou o Cortejo Alegórico.

Em novembro, o rei é o Moscatel de Setúbal, em mais uma edição do Festival de Moscatel, que chega bem acompanhado do Concurso de Doçaria de Palmela… sabores ricos e aconchegantes para aquecer o S. Martinho e sublinhar a vocação enoturística deste território.

Sopa Caramela

Ao longo de todo o ano, a cultura está presente no quotidiano, também pela mão do movimento associativo e das companhias profissionais, que contribuem para uma agenda de eventos recheada de propostas de grande qualidade, em áreas como o teatro, a música ou a dança.

Em pleno Parque Natural da Arrábida, na Reserva Natural do Estuário do Sado ou nos vastos “jardins de vinhas”, o desporto e a vida ao ar livre são, também, uma boa opção de lazer. Os percursos pedestres e de bicicleta, o birdwatching, o golfe ou a equitação são propostas a não perder, assim como a descoberta do percurso “Serradolouroócubo”, pela crista da Serra do Louro, por entre os moinhos de vento que marcam a paisagem.

Em festa todo o ano, Palmela Conquista!