“O maior evento de reflexão do turismo em Portugal”, de acordo com Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, que registou este ano 586 inscrições, o Vê Portugal – 3º Fórum Turismo Interno, que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra, chegou hoje ao fim. Entre as suas conclusões destaque-se a defesa, nas conclusões, de que as Agências de Promoção Externa ganhem competências ao nível de Convention Bureau.
Numa súmula resumida das conclusões, registe-se a necessidade de uma maior perceção global, política, social, do que vale o turismo ao nível nacional. A necessidade que, ao nível da mobilidade, Portugal continue a investir num destino turismo inclusivo. Outro dos pontos destacados por Pedro Machado foi ao nível do domínio da investigação e informação, “que é decisivo para credibilizar o setor e para o desenvolver”.
Outra das notas que resultam desta terceira edição prende-se com “a valorização da oferta ou da procura no que diz respeito à governança, de modo responsável, cooperante para o desenvolvimento da atividade para o país”. Pois para Pedro Machado “a promoção só faz sentido se tivermos a montante aspetos consolidados de profissionalismo, para nos queremos posicionar em outros patamares. Internacionalizar tem de ser a ideia, mas precisamos de nos organizar melhor”.
Se para o presidente do Turismo do Centro “para sermos bons lá fora temos de ser bons cá dentro”, isto obriga a que se olhe para a componente “profissionalismo versus amadorismo, tendo em conta toda a cadeia de trabalho/valor que lhe está associado”.