Paraty Tech: “Portugal representa o maior caso de sucesso no nosso processo de expansão internacional”

Desde janeiro de 2020 que a Paraty Tech conta com um escritório em Portugal, um passo que Diana Costa, country manager da empresa em Portugal, admite ter sido “o mais lógico e natural para poder oferecer um serviço mais direto e transmitir a mensagem de que chegámos para ficar”. A verdade é que a entrada no mercado nacional coincidiu com o início de uma pandemia que se arrastou por dois anos mas a responsável garante que, ao longo deste período pandémico, o ritmo de captação de novos clientes foi “muito bom.

[blockquote style=”1″]”Foi um período desafiante, com uma atividade intensa e uma rentabilidade escassa. Mas a recompensa foi a outro nível: agora sentimos que tanto os nossos clientes como nós estamos numa posição muito vantajosa”.[/blockquote]

Diana Costa acredita que “a palavra «adaptação» define muito bem a nossa atitude como parceiros tecnológicos” e explica que os esforços da Paraty Tech foram dedicados a lançar funcionalidades que amenizaram, de algum modo, o impacto da pandemia, bem como a melhorar os seus produtos. “Foi um período desafiante, com uma atividade intensa e uma rentabilidade escassa. Mas a recompensa foi a outro nível: agora sentimos que tanto os nossos clientes como nós estamos numa posição muito vantajosa”, sublinha.

Embora reconheça que tenham sido anos “duros” dos quais “ninguém saiu ileso”, Diana Costa acredita que iniciativas da Paraty Tech como o Pavilhão 3, no seguimento do cancelamento da BTL, ajudaram a que “muitos hotéis nos situassem no mapa, não só pelo grande valor que gerou como, sobretudo, pela intenção que havia por trás, a vontade de apoiar o setor hoteleiro”.

[blockquote style=”1″]”podemos dizer que estamos onde queríamos estar: temos clientes muito fiéis, com os quais mantemos uma relação fantástica e a nossa notoriedade no país cresce de dia para dia”.[/blockquote]

A country manager da Paraty Tech não tem hoje dúvidas de que, até à data, Portugal “é o maior caso de sucesso no nosso processo de expansão internacional”, explicando que é um mercado que foi rentável desde o primeiro dia e que continua a ter um grande potencial. Por isso, acrescenta, “podemos dizer que estamos onde queríamos estar: temos clientes muito fiéis, com os quais mantemos uma relação fantástica e a nossa notoriedade no país cresce de dia para dia”.

[blockquote style=”1″]”Estamos há uma década a testar e a otimizar as nossas soluções, sendo que os bons resultados obtidos constituem o nosso melhor argumento”.[/blockquote]

A verdade é que há já 10 anos que a Paraty Tech potencia a venda direta de estabelecimentos no país, bem como em Espanha e na América Latina. “Estamos há uma década a testar e a otimizar as nossas soluções, sendo que os bons resultados obtidos constituem o nosso melhor argumento”, esclarece Diana Costa.

[blockquote style=”1″]”Conseguimos obter um elevado grau de integração de sistemas e uma grande agilidade de resposta, uma vez que não dependemos de terceiros”[/blockquote]

Mas há argumentos que podem destacar-se e que fazem a diferença, desde logo o serviço sem interrupções e direto de atendimento ao cliente, e a tecnologia 100% ‘in house’, e não é por acaso que a Paraty Tech se afirma como o único motor de reservas que dispõe de ferramentas próprias de revenue management. “Conseguimos obter um elevado grau de integração de sistemas e uma grande agilidade de resposta, uma vez que não dependemos de terceiros”, faz notar a responsável. E, para tal, a empresa conta com uma equipa especializada e tecnologia, “uma excelente combinação para entender o estado do mercado em cada momento e identificar tendências”, aponta.

Sendo o motor de reservas da Paraty Tech o seu core business, os clientes podem ainda aceder a um amplo leque de serviços e ferramentas complementares, nomeadamente o design de websites, rate shopper (Price Seeker), Business Intelligence, programas de fidelização, comparador de preços com OTAs e metasearch (Rate Check), igualador de preços em tempo real (Parity Maker), marketing online, SEO & SEM e gestão de campanhas em motores de metapesquisa (parceiro de integração da Google). Além disso, a empresa conta com o seu próprio Call Center hoteleiro, o Ring2Travel, cuja contribuição para a venda direta “está a ganhar cada vez mais peso no mercado”, garante Diana Costa.

Este ano, a Paraty Tech regressou à BTL – Pavilhão 3, Stand 3F28 – onde aproveitou para fazer um trabalho de captação e fidelização. Diana Costa assegura que foram muitas as novidades para partilhar, desde novas funcionalidades associadas ao motor de reservas até ao novo sistema de cobrança Paraty e-Payments. Uma das novidades mais marcantes foi o Call Seeker, o sistema de cotação de reservas que não só permite uma cotação com garantias como possibilita o bloqueio do preço durante um determinado período de tempo.