Parceria Turismo do Centro-Estremadura espanhola estendida a Castela e Leão permite 6 milhões de consumidores

O presidente do Turismo do Centro revelou que o novo mapa transfronteiriço apresentado hoje em Madrid em parceria com a Estremadura espanhola “alberga” seis milhões de potenciais consumidores com a entrada futura da região de Castela e Leão. “São seis milhões de potenciais consumidores que este mapa vai albergar e onde nós acreditamos que terá resultados particularmente positivos a partir de agora”, disse Pedro Machado, em entrevista à agência Lusa, à margem da cerimónia de lançamento do “Mapa Transfronteiriço do Centro de Portugal e Estremadura”, que teve hoje de manhã lugar na FITUR 2017, uma das maiores feiras de turismo mundiais, que está a decorrer até domingo na capital espanhola.

Pedro Machado explicou que o novo mapa transfronteiriço é um projeto inédito para as regiões do Centro português e Estremadura espanhola e em que o objetivo é unir as duas regiões e os dois países. “É o primeiro projeto entre duas regiões com fortíssima vocação turística que se querem promover em conjunto, que querem maximizar aquilo que é a diferenciação e a qualidade dos seus produtos em quatro grandes eixos – património, cultura, gastronomia e vinhos – e encontrámos este fio condutor que é o território. A fronteira não nos vai dividir. A fronteira une. Une estas duas regiões. Espanha e a Estremadura são o primeiro mercado emissor para Portugal. Queremos reforçar este posicionamento da estratégia que é termos mais espanhóis no centro de Portugal e encontrámos feedback numa parceria feliz com a Estremadura no sentido de que hoje lançamos o primeiro mapa conjunto”.

Para já estão em causa três milhões de habitantes – 2,4 milhões no Centro de Portugal e um milhão para além da fronteira da Estremadura, mas Pedro Machado acredita que depois de consolidado o acordo com a região de Castelo e Leão (Espanha), o número de visitantes vai aumentar, revelando que a parceria “já está praticamente consolidada”.

“Está a ser trabalhado um acordo com a região de Castela e Leão com o objetivo de unir, num inédito mapa transfronteiriço, seis milhões de potenciais consumidores”, reiterou Pedro Machado.

Segundo o presidente do Turismo de Centro, estas parcerias com regiões espanholas estão em sintonia com o que disse a secretária de Estado do Turismo, que reuniu na quarta-feira com a homóloga de Espanha, encontro no qual discutiu a “possibilidade de Portugal e Espanha poderem fazer promoção conjunta”. “Nós demos o passo, está aqui o exemplo dado”, concluiu Pedro Machado.