Parlamento Europeu exige que PCR sejam gratuitos para cidadãos que viajem entre países da UE

Parlamento Europeu exige que PCR sejam gratuitos para cidadãos que viajem entre países da UE

Categoria Advisor, Política

O Parlamento Europeu exige que os testes PCR que os europeus que não estejam vacinados sem tenham tido Covid tenham que apresentar para viajar entre países da União Europeia sejam gratuitos. Esta é a proposta através da qual a instituição procura regular o chamado certificado Covid-19 para facilitar a livre circulação dos seus cidadãos este verão.

As negociações com o Conselho Europeu vão desenrolar-se ao longo do mês de maio, num procedimento de urgência para que o certificado esteja pronto a entrar em vigor no final do mês de junho, revela a publicação Business Insider.

Recorde-se que estes testes de deteção do SARS-CoV-2 podem custar mais de 100 euros em laboratórios privados, um preço demasiado alto e que poderá ser “discriminatório”, já que nem todas as pessoas poderão pagá-lo.

Além desta reivindicação, o Parlamento Europeu também quer pôr fim à possibilidade de os Governos europeus estabelecerem restrições adicionais aos viajantes – como, por exemplo, as quarentenas – além do certificado Covid-19.

Por fim, o organismo vai exigir que a informação dos cidadãos relativa à vacinação, aos anticorpos ou a um teste PCR negativo não seja armazenada em nenhuma base de dados central europeia, para cumprir com a norma europeia de proteção de dados.