Parque Natural Regional do Vale do Tua – Festival de Percursos Pedestres para descobrir o destino do AMOR!

“Quem cá vive ama o Tua, quem cá vem apaixona-se também”. Este slogan reflete o sentimento que ecoa entre as paisagens do Tua, na sua biodiversidade, no património, na gastronomia e nos vinhos, nas suas gentes e tradições. Um contexto que inspirou o Tua Walking Festival, que acontece este ano no Vale do Tua.

Cinco Concelhos, cinco caminhos que nos levam ao longo do ano ao Tua Walking Festival, um festival de percursos pedestres que junta aos prazeres das caminhadas na natureza, o conhecimento, o património, a cultura e tradição, os saberes e os sabores do território. O evento assinala os 10 anos de vida do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que integra os concelhos de Alijó e Murça, no distrito de Vila Real, Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor, no distrito de Bragança.

Mas o que é que o Vale do Tua tem?

“Tem paisagens deslumbrantes, um património único, gastronomia e vinhos, capazes de agradar aos mais esquisitos paladares, percursos pedestres para descobrir e miradouros para deixar o olhar viajar, tem espaços museológicos e centros interpretativos que lhe contam histórias e o convidam a explorar o território que, na sua essência, tem gente afável e hospitaleira, sempre pronta a partilhar este grande amor pelo Tua”, assim argumenta o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.

E pegando nestas características naturais o PNRVT tem sabido criar uma dinâmica que visa dotar o território das melhores condições para receber os visitantes e, com isso, criar novas dinâmicas económicas locais.

Um dos projetos mais recente foi a implementação do projeto de Birdwatching, que criou três percursos ornitológicos, que podem ser feitos de carro, que totalizam 250 km definidos, devidamente marcados, com sinalética orientativa e informativa, com estruturas de observação de aves.

Antes disso o PNRVT conseguiu a certificação do Dark Sky® Vale do Tua como “Destino Turístico Starlight”, que implicou a capacitação do território para trabalhar o novo produto. 60 agentes turísticos, públicos e privados, receberam formação em astroturismo, para poderem garantir as melhores experiências aos visitantes.

Um dos projetos mais importantes do PNRVT, que impulsionou o Tua Walking Festival, é a rede de percursos pedestres, que convida a caminhar por locais fabulosos, caminhadas que se cruzam com lugares de elevado interesse patrimonial, com aldeias e lugares com gente afável e acolhedora, com miradouros, pontos de excelência para contemplar a beleza deste território.

Os cinco concelhos que integram o PNRVT estão dotados de equipamentos culturais diversos, centro interpretativos, museus, espaços de exposição, etc. Assumem um lugar de destaque as Portas de Entrada do PNRVT e o Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT). A temática destes espaços aborda a Linha do Tua, o Vale e a Barragem, estabelecendo a ligação entre o território e as suas gentes, o caminho-de-ferro e a barragem, assumindo-se como um local de passagem – a porta de entrada ou de saída numa região que envolve o Douro e Trás-os-Montes.

E claro, esta viagem de descoberta deve ser acompanha pela boa gastronomia regional, regada pelos excelentes azeites e abençoada pelos vinhos únicos do Douro e Trás-os-Montes, o “Reino Maravilhoso” de que falava Miguel Torga.