Parques de Sintra recebe certificado internacional de gestão florestal 

Parques de Sintra recebe certificado internacional de gestão florestal 

Categoria Business, Empresas

A Parques de Sintra recebeu no início do mês de fevereiro o Certificado de Gestão Florestal pela Soil Association, que atesta o cumprimento dos critérios do Forest Stewardship Council (FSC). Esta entidade pretende melhorar a gestão florestal a nível mundial, incentivando, através da certificação, os proprietários e gestores florestais a seguirem as melhores práticas sociais e ambientais. O processo de certificação da Parques de Sintra foi concluído após uma auditoria efetuada por elementos de uma entidade certificadora independente e decorreu entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2015.

A implementação de todos os procedimentos necessários à obtenção do certificado FSC é voluntária, pelo que esta distinção é encarada como uma forma de aplicar uma gestão de excelência às áreas florestais sob administração da empresa, que é posteriormente validada por uma entidade independente. O processo de certificação serviu para consolidar as medidas de gestão florestal sustentável, apresentando resultados na melhoria e eficiência dos processos de gestão na empresa, assim como no planeamento, segurança dos trabalhadores e conservação dos valores naturais.

Os critérios implementados visam o compromisso e execução de medidas de gestão florestal sustentável, otimizando assim os procedimentos já aplicados pela Parques de Sintra.

Com a certificação, as referidas medidas promovidas pela Parques de Sintra são comunicadas a partes interessadas que envolvem vários grupos locais, turísticos e outros, permitindo assim uma maior aproximação à comunidade local.

As áreas florestais certificadas correspondem a cerca de 448 hectares de um total de 661 hectares que se encontram sob gestão da Parques de Sintra (aproximadamente 70% da área).