Paula Oliveira: “O nosso trabalho agora é trazer mais eventos para Lisboa”

Na semana passada, o Corinthia Lisbon lançou o Corinthia Virtual Studio para a realização de eventos híbridos, através do evento “2021 A Year of Opportunities” que juntou Paula Oliveira, diretora executiva do Turismo de Lisboa; Álvaro Covões, managing director da Everything is New; Christian Renz, CCO do Corinthia Hotels; e Tim Vieira, ex-Shark Tank Portugal.

Questionada sobre como iria posicionar-se o destino Lisboa durante o próximo ano Paula Oliveira acredita que embora estejamos “a passar por um ano catastrófico” podemos “retirar dele opiniões positivas sobre o futuro”, nomeadamente, perceber que “o ser humano é social, quer conectar-se com outros e trocar experiências” pelo que, confia, “no futuro próximo podemos ter outra vez eventos físicos e ao vivo”. Adianta que “neste preciso momento temos problemas, claro, pois dependemos da vontade dos organizadores em concretizarem eventos em Lisboa”.

Ainda assim, a diretora executiva do Turismo de Lisboa considera que, para responder à pergunta, é importante refletir em que ponto estávamos antes da pandemia e recorda que, na capital portuguesa, “a receita anual de turismo era de quase 15 milhões de euros”, além do setor providenciar mais de 200 mil empregos. Em conclusão, a atividade turística “foi muito importante para toda a economia nacional”. Paula Oliveira compreende que no panorama atual “é impossível atingir estes números de novo” mas defende que “o nosso trabalho agora é trazer mais e mais eventos para Lisboa” e, por isso, “estamos a seguir as pistas da ICCA [Internacional Congress and Convention Association] até 2028 para os pequenos eventos também”. Em suma, “o sucesso passa por ter pessoas aqui no destino” Lisboa.

Paula Oliveira assume que “os eventos híbridos serão o futuro” mas, na sua opinião, apenas “como uma transição”, embora um estudo recente tenha revelado que 2/3 dos organizadores considerarem que estes eventos “podem custar menos 50% a 80% do que os eventos ao vivo” o que pode ser um “desafio para nós”, revela. Todavia, a responsável acredita na “necessidade de as pessoas viajarem” e na capacidade da indústria “conectar pessoas”.

Estamos preparados para “descolar”

A diretora executiva do Turismo de Lisboa afirma que “somos um destino consolidado” até pelo 2.º lugar no ranking da ICCA enquanto destino atrativo para acolher eventos de grande dimensão, com “190 eventos dos quais 70 foram realizados não em centros de congressos mas em hotéis, centros culturais e universidades”, entre outros espaços, o que segundo Paula Oliveira “mostra a diversidade de Lisboa” que a torna “um destino vencedor”. Claro que “queremos mais” mas, para si, é apenas uma questão de tempo pois “a recuperação irá chegar” talvez no segundo semestre de 2021. A responsável realça que “estamos preparados agora para descolar” e “se os organizadores de eventos quiserem vir, estamos à espera deles como estávamos há 10 meses atrás”.