Pedro Machado critica criação da Agência Nacional de Turismo

Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, deixou bem clara a sua posição em relação à recente proposta da CTP de criação de uma Agência Nacional de Turismo. &Eu recuso a ideia de que a promoção externa de Portugal possa ser galvanizada e sustentada numa estratégia de criar hierarquias dentro do nosso próprio país. Segundo, não acredito na promoção da marca Portugal que não assenta na sua mais-valia, que são as suas identidades regionais. &Da minha parte serei sempre um defensor de um país que vale mais com as suas regiões do que sem elas&, afirmou, esta manhã, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, durante o encontro organizado pelo Fórum 2.1, sob o tema &Portugal- Promoção Turística Nacional: Tendências, Branding e Estratégias&.À margem do &BreakfastBusiness&, o presidente da Turismo Centro de Portugal, afirmou ao Ambitur.pt que &o texto que é conhecido (acerca da criação da Agência Nacional de Turismo) esvazia Portugal em parte das suas competências e cria uma disfunção do ponto de vista daquilo que é a matriz da promoção externa dos destinos regionais, desde logo a criação de duas divisões, de uma primeira divisão Lisboa, Porto e Algarve, e uma segunda divisão, que são os outros&. Para além do Algarve e do Centro, também a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte é contra esta iniciativa, acrescenta Pedro Machado. &Espero que seja apenas uma ideia que foi lançada, que a CTP, em particular o secretário de Estado, e neste caso, a ATL, que foi o porta-voz desta proposta de modelo, no último congresso da APAVT, baixem& à terra e à especialidade, que convidem& todos os parceiros regionais e aqueles que considerem& importantes para esta discussão e que se possa de facto alavancar aquilo que todos nós queremos:&mais e melhor promoções externa em 2015 e rentabilizar os recursos financeiros que temos disponíveis para aumentar a notoriedade de Portugal&, afirma o responsável, acrescentando que &eu tenho alguma dificuldade que se venha a materializar uma solução cujos intervenientes& que hoje representam o país no seu conjunto, de facto& desaprovam esta iniciativa&.Para Pedro Machado existem, ainda hoje, várias falhas a apontar à estratégia de promoção externa de Portugal: o desconhecimento das realidades regionais do país ou as politicas públicas pouco coerentes e consistentes, são duas delas. Por Raquel Loureiro